A cena se repete: menor apreendido num dia, volta a cometer crime no outro

noticiapoliciaA cena se repete: um menor é detido, passa algumas horas na delegacia, os responsáveis assinam um “Termo Circunstanciado de Ocorrência” (TCO) e mal os militares entram na viatura, o infrator já está pronto para cometer mais crimes. Seria cômico, se não fosse tráfico. E a prova disso está numa ocorrência registrada na noite de ontem, dia 21 de fevereiro. A Polícia Militar deteve um maior e dois menores com drogas e motos furtadas nos bairros Princesa Isabel e XV de Novembro.

A ocorrência por si só já nos daria material suficiente para a discussão. Mas, não bastasse isso, um dos menores envolvidos no caso é o mesmo que na semana passada já havia sido detido depois de tentar roubar a bolsa de uma mulher no centro da cidade. Antes disso, é apontado como possível autor de outros roubos semelhantes ocorridos na mesma região do município. Atualmente ele está detido, provisoriamente por entendimento da justiça. Porém, as motos foram encontradas em sua residência após denúncias anônimas.

E aí é que entra aquela velha reflexão: até quando conviveremos com a estrutura falha da Justiça em colocar esses menores nas casas de internação e recuperação? Já que não podem ficar trancafiados por serem “inocentes” e “não saberem” o que é certo e o que é errado, por que o governo, deputados, prefeitos e vereadores não lutam para que estes infratores (não podemos dizer criminosos de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente) sejam encaminhados para as medidas judiciais necessárias?

O pior de tudo é que, no final das contas, são eles é que riem: da nossa cara, da cara dos policiais militares e da cara da justiça.

P.S: e por serem menores, também não podemos divulgar suas fotos de “rosto limpo” ou que evidencie alguma característica que permita seu reconhecimento…. vai entender as leis!

rrochaok

deny

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: