Deputado Arnaldo Silva defende criação de CPI da Mineração na ALMG

1411arnaldoO deputado estadual Arnaldo Silva (PR) defendeu, nessa quinta-feira (12/11), no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a criação de uma CPI da Mineração. Ele quer que a CPI, que possui maior poder de investigação, analise a situação dessas empresas em Minas Gerais.
“Nós temos uma tragédia silenciosa que acontece todos os dias no nosso estado pelas mineradoras: a contaminação dos nossos rios pelo mercúrio, o assoreamento dos mananciais, a questão da exploração do mercado de trabalho, a questão do licenciamento e das taxas”, enfatizou Arnaldo.
Aproveitando o Marco Civil da Mineração, que está em debate na Câmara dos deputados, Arnaldo Silva chama a responsabilidade também para a ALMG. “Precisamos convocar o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para uma discussão profunda, de mudança de paradigma. Hoje é mais fácil você conseguir um licenciamento para uma mina de ouro ou de minério, do que abrir um bar numa rodoviária num sistema de concessão pública. A Assembleia não pode fechar os olhos para essa realidade”.
COMISSÃO – Devido ao rompimento das barragens de rejeitos de minério da empresa Samarco, que devastou a região de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) criou a Comissão Extraordinária das Barragens. Há o temor de que acidentes semelhantes possam se repetir em outras das mais de 700 barragens similares em funcionamento no Estado. A Comissão Extraordinária terá vigência até o final de 2016.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: