Noticias

Impugnações, hemodiálise e outros

O prazo final para o julgamento das ações de impugnação impetradas em Frutal encerra-se no dia 5 de agosto. Porém, é possível que antes disso o juiz eleitoral dê seu parecer. Consulta ao andamento processual das ações impetradas em Frutal dão conta de que os processos estão em fase de “alegação final” e pode ser que até sexta ou sábado as decisões tenham sido dadas pela Justiça. Só para lembrar, sempre vale recurso às decisões.

==

Se houver recursos, o prazo final para sentença é 23 de agosto. Até lá, fica-se na insegurança jurídica.

==

A questão da hemodiálise em Frutal vai virar um manifesto pacífico, com bolo e refrigerante, em frente ao Centro de Hemodiálise no Frei Gabriel. Uma ótima atitude dos frutalenses que querem ver o serviço funcionando. Ou pelo menos que as ilusões parem de ser vendidas.

==

No começo do ano acompanhei uma comissão de vereadores em visita à hemodiálise de Uberlândia e São José do Rio Preto. À época, os médicos e enfermeiras responsáveis pelo serviço já alertavam que manter uma hemodiálise não é fácil e a maior preocupação que se tem é a água. Uma contaminação pode colocar todos pacientes em risco ao mesmo tempo. Um fato relatado em Uberlândia foi que em um dos raros casos em que a água apresentou contaminação, cerca de 15 pacientes tiveram que ir para a UTI em observação. Isso ao mesmo tempo.

==

Outra advertência dos médicos de Uberlândia e São José do Rio Preto é a instabilidade do paciente de hemodiálise. Um outro caso relatado foi de uma paciente que infartou 5 minutos depois de ter saído da hemoterapia. Se não houvesse UTI no hospital, a vida dela não teria sido salva.

==

Para finalizar, sugiro aos grupos Democracia Já e Cidadão em Ação que façam convite à enfermeira chefe da hemodiálise do Hospital de Base de São José do Rio Preto para uma palestra aberta ao público. A enfermeira é professora, doutora no assunto e tem mais de 30 anos de experiência no ramo. De repente um contraponto às informações oficiais seria interessante e igualmente válido.

==

Apesar das campanhas políticas em Frutal terem entrado nas ruas, ainda acontecem de forma discreta. Provavelmente no início de agosto o “barulho” deve começar de verdade.

==

Com a necessidade de cumprir o número de mulheres candidatas a vereadoras, o número de postulantes ao cargo subiu para 137. A concorrência só tem aumentado.

==

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: