Vestibular UEMG Frutal 2016: #Venha você também!

uemgfrutalAs inscrições para o Vestibular 2016 da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus de Frutal começaram no dia 21/09 e vão até 08/11/2015. As provas gerais acontecerão no dia 6 de dezembro. E você, já fez sua inscrição e está forte nos estudos? Se você ainda não fez, não perca tempo!
Que tal conhecermos um pouco da UEMG?
A primeira etapa do sonho de trazer ensino superior para a cidade de Frutal aconteceu no começo da década de 90, com a vinda dos cursos de Pedagogia e Ciências Econômicas da UNIUBE (Universidade de Uberaba). Essa foi uma iniciativa das Lojas Maçônicas e contou com a ajuda de muitas pessoas, dentre elas Ronaldo Wilson (que era vereador do município na época) e Adalberto Queiroz (que doou o terreno para a construção do campus).
A UNIUBE chegou ao fim e nasceu o CENEP (Centro Nacional de Cooperativismo, Gestão Ambiental e Turismo), que havia sido idealizado pelo então deputado federal Narcio Rodrigues (em conjunto com o Ministério da Educação no Governo Fernando Henrique Cardoso). O objetivo do CENEP era capacitar profissionalmente a comunidade para atender a demanda de geração de trabalho e renda nas atividades rurais no Cerrado. Também de preservação do meio ambiente através da política de desenvolvimento sustentável.
A UEMG chegou a Frutal no começo de 2004, quando os deputados Narcio e Zé Maia, em parceria com a maçonaria, iniciaram a construção de mais uma etapa do sonho. Porém, a Universidade era paga, vindo a estadualizar-se no ano de 2007.
Em 2004 foi realizado o primeiro vestibular da UEMG em Frutal para o curso de Administração. Em 2005 foi criado o curso de Sistemas de Informação. Em 2006 vieram os cursos de Direito e Ciência e Tecnologia de Laticínios. Em 2007 foi a vez de trazer os cursos de Geografia, Tecnologia em Processos Sucroalcooleiro e Comunicação Social. Em apenas três anos a UEMG já contava com sete cursos superiores, funcionando no prédio cedido pelo CENEP, da antiga UNIUBE.
A UEMG não parou mais de crescer. A sua estadualização, ocorrida no dia 21 de junho 2007, foi mais uma grande conquista para toda a cidade de Frutal, oferecendo ensino superior gratuito e de qualidade.
Atualmente, os cursos oferecidos são: Administração, Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda, Direito, Geografia, Sistemas de Informação, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.
São vários projetos para o futuro, dentre eles o de oferecer doze cursos superiores, com a vinda de cinco novos cursos: Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Engenharia Ambiental e Agronomia. Essa projeção tem perspectiva de realização em um futuro próximo. Quando toda a estrutura da Cidade Universitária de Frutal estiver finalizada, apenas os cursos da UEMG vão atender cerca de 10 mil alunos.
Venha você também fazer parte dessa história!

Jacqueline Rocha (Estudante do 4º período de Comunicação da UEMG e bolsista do projeto de extensão Repositório Digital sobre a UEMG de Frutal, que é coordenado pelo Professor Otávio Luiz Machado).

rf2015d

silasok

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: