Oficina de grafite colore a UEMG-Frutal

0610grafiteA última atividade da 4ª Semana UEMG está sendo realizada na noite desta segunda-feira (5) na Unidade Frutal da UEMG. Com desenhos alusivos à temática do evento Diversidade e Afrodescendência, grafiteiros estão colorindo uma das paredes do Bloco B. O objetivo do projeto é promover o grafite na UEMG Frutal, como manifestação artística e cultural e o relacionando à livre manifestação do pensamento.

Os artistas de Frutal Chula e Malukinho são os monitores. Eles trabalham com grafite há bastante tempo. A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes.

Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo.

Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

rf2015d

pointfishsite

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: