Em reunião do PR, Ciça mostra força e divisão de grupo político em Frutal fica evidente

Foto: Edilson Luís / Alo Frutal
Foto: Edilson Luís / Alo Frutal

Encontro do diretório municipal do PR realizado na manhã de hoje serviu para demonstrar muitas pistas do que esperar para o próximo processo eleitoral em Frutal. O evento, realizado na Câmara Municipal, teve a participação do deputado estadual Arnaldo Silva e da ex-prefeita Ciça, pré-candidata a prefeita nas próximas eleições. A se considerar pelas presenças no plenário, pode-se falar que Ciça deu demonstração de certa força no cenário político atual, já que foi muito carinhosa em seu discurso com pessoas como o ex-prefeito Toninho Heitor, o ex-vereador Ésio dos Santos, ex-vice-prefeito Jarbinhas, com o próprio deputado Arnaldo, vereadores e ex-vereadores que estiveram no evento.

Atualmente Ciça lidera as pesquisas de intenções de voto e percebe-se um grande esforço de muitas pessoas em tentar se aproximar para uma eventual candidatura a vice-prefeito com ela, seja pela possibilidade de vitória ou mesmo para que a eleição “caia” no colo do vice caso os processos judiciais que pesam contra Ciça a tornem inelegível (como já ocorreu em primeira instância no caso da anulação do concurso público). Vale a pena também avaliarmos o fato de que a liderança em pesquisa não é garantia de vitória. Lembro da candidatura à reeleição de Ciça, quando teve Jair Heitor como vice e Ésio dos Santos como principal adversário. Em certo momento, Ciça, mesmo com grande avaliação positiva, esteve à beira de perder a eleição e o temor da derrota existiu (digo isso como quem acompanhou Jair Heitor do primeiro ao último dia de campanha àquela época). Dessa forma, a ampla liderança no momento não é sinônimo de vitória em 1 ano.

O deputado Arnaldo, em seu discurso, afirmou que não vai fazer política olhando para o retrovisor, elogiou bastante Ciça e sua postura política mas, no entanto, afirmou que deverá seguir o posicionamento de seu grupo de apoiadores em Frutal no momento da eleição do ano que vem. Nesse sentido, ficou claro o recado para Ciça de que ela deve cativar os apoiadores de Arnaldo para tê-lo no “pacote de apoios”. De certa forma, a presença de Toninho Heitor e Ésio dos Santos já demonstra um movimento de Ciça em busca desse apoio e, nos bastidores, diz-se que os cabos eleitorais da ex-prefeita sonham até mesmo com uma candidatura única. No entanto, é preciso que olhemos também as ausências da reunião…

Não estiveram presentes figuras importantes na caminhada de Arnaldo a deputado estadual, como o ex-vice-prefeito Jair Heitor (figura importante na construção da campanha de Arnaldo), do jovem Caio Heitor (pré-candidato a prefeito de Frutal), Dr. Rubens (presidente do PP), Alex Freitas (presidente do PMN e companheiro de Arnaldo Silva), entre outros nomes que poderíamos citar aqui. Inclui-se na lista de ausências o prefeito Mauri Alves que, apesar de praticamente estar fora das discussões políticas, também parece não sinalizar uma caminhada em conjunto com Ciça.

Em relação aos companheiros políticos de Arnaldo, pode-se ver que o grupo tem caminhado em duas frentes: uma daqueles que pensam em ser vice de Ciça. Outra frente, liderada por Caio Heitor, está em busca da construção de uma candidatura a prefeito com ares de novidade na cidade. Nesse sentido, Caio tem realizado diversas reuniões na cidade com apoiadores e conta hoje com apoio de pelo menos 6 partidos políticos em torno de seu nome.

Nesse cenário, dificilmente teremos uma candidatura única. E no momento o principal nome em termos de articulação para enfrentar Ciça, é o de Caio Heitor. Após a reunião do PR de hoje, não restam dúvidas de que o nome do jovem político sai fortalecido nos bastidores políticos. Agora é esperar as mexidas nas peças do tabuleiro por parte de outras figuras, como o deputado federal Caio Narcio, que está na cidade neste final de semana e tenta reorganizar o seu partido, o PSDB, para a eleição do ano que vem.

Há ainda o PRB que pretende lançar uma candidatura a prefeito, conforme afirmou o presidente da legenda, Eduardo Rodrigues. Os cenários são interessantes e, cada vez mais, uma eleição polarizada se desenha pela frente.

rf2015d

centralpratos

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: