Em meio à crise, gabinete do prefeito gasta mais de R$580 mil em 7 meses

preffrutalA Prefeitura de Frutal aderiu hoje a uma “greve” que tem mobilizado prefeituras em todo o estado de Minas Gerais para protestar contra a crise financeira e a diminuição em repasses dos governos do Estado e Federal para os municípios. Na verdade e, na prática, é difícil ver onde os governos serão afetados com uma paralisação feita no Executivo, enquanto que o cidadão não terá hoje atendimento no Paço Municipal.
Assim, quem precisar de emitir notas fiscais de pessoa física, buscar parcelamento de IPTU, segunda via de carnê, recolher impostos, resolver problemas em secretarias como obras, saúde, fazenda, etc., vai ter que esperar até terça-feira para ser atendido. (Nota: boa essa greve, né? Só atrapalha a vida de quem paga o imposto em dia…).
Mas o curioso dessa história é que, mesmo num ano difícil para a economia e uma greve para “protestar”, números do Portal Transparência mostram que só com o Gabinete do Prefeito de Frutal foram empenhados para pagamento R$749 mil, sendo que, deste total, R$585.441,79 foram efetivamente pagos até o final do mês passado.
É de se assustar que em plena “crise”, onde às vezes ouvimos que não “tem dinheiro para nada”, mais de meio milhão de reais foi gasto com despesas “de gabinete”, que incluem abastecimentos, diárias, entre outras benesses dos administradores públicos. Para se ter uma ideia, segundo o relatório do Portal Transparência, só de cargos de comissão (aquelas pessoas contratadas diretamente para o gabinete, sem concurso público), foram dispendidos R$21.482,65 em salários no mês de julho. O salário do prefeito está em R$15 mil (enquanto o trabalhador braçal labuta de sol a sol para ganhar R$780) e o de vice, R$7,5 mil.
Ou seja, se a crise está aí, se a paralisação é “em defesa do cidadão”, que tal o Executivo começar a nos defender utilizando recursos de maneira mais racional? Extinguindo secretarias, cortando cargos comissionados (essa, inclusive, uma promessa de campanha que jamais foi cumprida), baixando o salário dos administradores…
É uma pena que, infelizmente, a conta dessas despesas todas, quem paga, é o cidadão.

Para ver o relatório de pagamentos do mês de julho de 2015 da Prefeitura, extratificado por secretaria e para onde foi o dinheiro, clique aqui (formato PDF).

Para ver o relatório sintético das despesas da Prefeitura, clique aqui.

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

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