Disque-Denúncia traz resultados positivos em Frutal, segundo balanço da SEDS

Em oito anos de existência em Minas Gerais, as 540 mil ligações feitas ao serviço 181 Disque Denúncia resultaram na prisão de 106 mil pessoas. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (23), pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Conforme o levantamento, desde a criação do serviço, em 2007, o 181 levou à apreensão de mais de 26 toneladas de drogas e cerca de R$ 16 milhões oriundos de atividades ilegais, como o tráfico de entorpecentes e jogos de azar.

Somente no primeiro semestre deste ano foram 38 mil denúncias direcionadas à Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. A média é de quase 210 ligações por dia ou de oito por hora.

Segundo o coordenador da Polícia Militar no 181 Disque Denúncia, major Giuliano Júnio Teixeira Prates, as informações recebidas pela central servem de base para o planejamento de ações e operações de combate à criminalidade. “Com base nas informações enviadas, conseguimos levar para os comandos uma gama de dados estratégicos, capaz de orientar ações imediatas e preventivas”, Prates.

Uma das ligações feitas ao 181 que resultaram em grandes operações foi o desmanche de uma refinaria de drogas em Igarapé, em maio deste ano. A ação terminou com a apreensão de 30 kg de cocaína, 26 kg de pasta base e outros materiais para comercialização e refino de entorpecentes.

O tráfico de drogas, devido sua extensão e impacto social, ainda é o tema mais denunciado – representando 63% do volume total de denúncias.

Segundo o Capitão Vital, coordenador do 181 Disque Denúncia pelo Corpo de Bombeiros, as denúncias permitem uma ação antecipada ao desencadeamento do sinistro, diminuindo as demandas de emergência. “No Brasil, a prevenção sempre fica em segundo plano. Com o conhecimento do serviço prestado pelo Disque Denúncia, a população pode transformar essa cultura e nos ajudar a preservar vidas e bens”, afirma.

Interior

O 181 Disque Denúncia está disponível em todo o Estado. Nos últimos anos, o número de denúncias oriundas do interior cresceu gradualmente.

Uma prova são as prisões e apreensões realizadas pela Polícia Civil em municípios afastados. Baseados em informações do 181 Disque Denúncia, a Polícia Civil conseguiu conter ações ilícitas dentro de presídios das cidades de Montes Claros e Frutal, combatendo, respectivamente, a entrada de drogas e fugas. Já em Guanhães, agentes da PC realizaram uma operação de combate à exploração infantil, fechando uma casa de prostituição que usava menores de idade. O responsável pelo local foi preso.

Assim como na capital, o tráfico de drogas é a principal natureza de denúncia no interior, seguida por atividades de bombeiros e crimes ambientais.

As populações de Juiz de Fora e de Uberlândia estão entre as cinco que mais denunciam, ocupando, respectivamente, a segunda e quarta posição. Hoje, os municípios do interior respondem por 42% das denúncias recebidas no 181.

Como funciona

O cidadão faz a denúncia através do número 181 – de forma anônima e gratuita – e é orientado pelo atendente. O sigilo é garantido.

Ao denunciar, o cidadão recebe do atendente um número de protocolo que deve ser cuidadosamente guardado. As informações são registradas no sistema e encaminhadas a uma equipe de analistas das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Esses servidores analisam, classificam e incorporam à denúncia outras informações que auxiliam na solução do caso. Após a conclusão da fase de averiguação, os resultados e as providências adotadas ficam disponíveis para o denunciante. Assim, após 90 dias e sem se identificar, o cidadão com o número de protocolo nas mãos liga para o 181 e obtém as informações e o resultado da sua denúncia.

Fonte: Jornal Hoje em Dia

rf2015d

bardauil

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: