Noticias

Finalmente, o dia 30

Finalmente chegamos ao tão famigerado dia 30 de junho, último dia em que a lei permite a realização de convenções municipais.

De certa forma, o quadro eleitoral que temos agora não causa espantos na população, apesar de suscitar algumas dúvidas.

Toninho Heitor e Edgard estão firmes e fortes na corrida eleitoral, sendo a primeira dupla a se posicionar oficialmente e, desde então, tem apenas aguardado o registro da candidatura para iniciar a campanha rumo às eleições. Em meio a esse turbilhão de fatos acontecendo em Frutal, Toninho e Edgard se preocupam em afinar o discurso, a viola e a busca pela preferências dos eleitores no pleito de outubro.

Ésio e Lúcia oficializaram seus nomes na noite de sexta, colocando o PT em posição destacada nas eleições municipais deste ano. Ésio vem com a experiência de duas eleições, e soma-se à Maria Lúcia, figura conhecida do meio rural e que tem como arma sua simpatia no contato pessoal. A dupla também já está afinando a viola para começar a caminhada eleitoral.

Por último, no dia 30, Mauri teve o nome indicado pelo PSC, enquanto o PSDB indicou o ex-prefeito de Comendador Gomes, Frontino Santana, como vice na chapa. No entanto, há uma pendência judicial em torno do nome do PSC, sendo que o último despacho proferido pelo TRE ainda continua validando a convenção feita por André Catuta. Se haverá tempo hábil ou não para reverter essa decisão e, mais, se o caso será totalmente solucionado antes do início da campanha, são perguntas que estão na cabeça dos eleitores. Outra dúvida é, se uma vez revertendo a situação em BH, haverá recurso até ao TSE? Pelo visto, o embate jurídico promete se arrastar por vários dias até sua solução final. Mauri, até o momento em que estive na Câmara de Frutal, não havia comparecido à convenção. Depois das 21hs, não sei se esteve por lá.

Dada a largada das campanhas, é de se esperar o aparecimento de denúncias e pedidos de impugnação contra um ou outro candidato. Certamente a intenção de gerar desgastes em campanhas ou mesmo colocar o eleitor em dúvida, é um dos estratagemas mais usuais no mês de julho.

E vocês, caros leitores? Preparados para 90 dias de muita conversa e luta? Vamos ver os desdobramentos do que vai acontecer a partir de agora.

==

Aos curiosos de plantão: não fiquei sem atualizar a pedido de ninguém, nem por pressão ou mesmo por ordem judicial ou qualquer outra coisa do estilo. Foi uma decisão particular que muito me ajudou a elucidar minha mente no momento de fazer minhas escolhas.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: