Arnaldo vai à Unesco debater Hidroex

 Deputado Arnaldo Silva, na sede da Unesco, confirma reconhecimento do Hidroex no exterior
Deputado Arnaldo Silva, na sede da Unesco, confirma reconhecimento do Hidroex no exterior

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes (PMDB), designou três deputados da Comissão das Águas da ALMG para uma missão oficial na sede da Unesco, em Paris. O presidente Iran Barbosa (PMDB), e os membros efetivos Arnaldo Silva (PR) e João Alberto Lages (PMDB) foram discutir o futuro do Hidroex, localizado em Frutal.

Nesta sexta-feira (26/6), o deputado Arnaldo Silva participou de uma série de reuniões para consolidar o Centro Unesco-Hidroex como uma ferramenta efetiva do Programa Hidrológico Internacional das Nações Unidas. Quem coordenou as reuniões foi a diretora da Divisão de Águas da Unesco, Blanca Jimenez Cisneros.

Cisneros disse que o Hidroex é fundamental para a implementar programas de sustentabilidade e gerenciamento de recursos hídricos, por meio da capacitação educacional de profissionais de diversos setores.

“Estamos muito felizes pelo reconhecimento que o Hidroex tem em nível internacional. A nossa intenção é ampliar a oferta educacional sobre águas e sermos um centro em referência hídrica para o mundo”, explicou Arnaldo.

GESTÃO – Atualmente existem 28 Centros do Programa Hidrológico da Unesco – categoria II – no mundo. O Hidroex, em Frutal, é um deles. Categoria II significa que a gestão é compartilhada entre a organização internacional e os governos federais e estaduais, onde estão situados os centros. Existe apenas um de categoria I – gerido exclusivamente pela Unesco – que fica na Holanda, local que a comitiva irá conhecer neste sábado (27/6).

Representantes da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados também integram a missão. São eles, o deputado Celso Pansera (PMDB/RJ), presidente da Comissão Nacional da Crise Hídrica, e os deputados João Carlos Bacelar (PR/BA) e Caio Nárcio (PSDB/MG). Também participou o representante do Ministério das Relações Exteriores, o delegado permanente junto à Unesco Geraldo Cordeiro Tupynambá.

rf2015d

amorverissimook

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: