Noticias

Enquanto isso, em Uberaba…

Intervenções em partidos com Comissões Provisórias durante período pré-eleitoral tem sido cada vez mais comuns nas cidades brasileiras. Em Uberaba, o mesmo aconteceu recentemente com alguns partidos. Reproduzo parte de uma matéria do Jornal de Uberaba sobre o assunto:

Bastidores – Vale ressaltar que as legendas, preocupadas com as coligações proporcionais (de candidatos a vereador), têm até dia 30 para se decidirem conclusivamente sobre as alianças. Enquanto isso, elas se movimentam nos bastidores numa verdadeira queda de braços, que inclui desde muitas conversas, acordos, desacordos, até rasteiras em aliados e adversários.
Atualmente, 28 legendas possuem filiados na cidade, sendo que 26 delas têm comandos oficializados – com vácuos periódicos em alguns casos. E pelo menos duas destas legendas já foram vitimadas por esta movimentação de bastidores. A comissão executiva provisória do PTN – que era presidida por Flávio Pires, foi destituída. O mesmo aconteceu com o PTdoB. A comissão presidida por Marcelo Oliveira foi destronada, e assumiu seu lugar uma comissão sob o comando de Adriano Leal.
Pires e Oliveira chegaram a assinar um manifesto de apoio à candidatura majoritária do ex-deputado estadual Fahim Sawan. Pelo menos no que se refere ao PTdoB é certo que o partido, agora, integra a base de apoio da candidatura do deputado federal Paulo Piau, do PMDB.

Na corda bamba – A facilidade de se dar rasteiras durante o processo eleitoral tem a ver com a condição de insegurança dos comandos das legendas que possuem comissões executivas provisórias e por tempo indeterminado.
As palavras “provisório” e “indeterminado” já dizem, por si só, a que vieram, quando o assunto é partido político.
Em Uberaba, existem, hoje, nove legendas nesta situação. Só duas delas têm garantia por motivo óbvio: são presididas por deputados federais. O PSD é comandado por Marcos Montes e o PR, por Aelton Freitas.
As demais executivas provisórias com validade indeterminada são: PMN (presidida por Marcos Acácio); PRB (Roberto de Oliveira); PRP (Celso Borges); PSC (Edson Eurípedes da Silva); PTdoB (Adriano Leal); PTN (destituída). E tem o PTB, presidido pelo vereador Carlos Godoy. (GC).

http://jornaldeuberaba.com.br/site/psdb-de-uberaba-diz-que-candidatura-fahim-sawan-nao-esta-isolada/

O jornal define bem, em seu texto, o que acontece quando as palavras “provisória” e “indeterminado” aparecem à frente da legenda.

Em tempo: para situar o leitor, em Uberaba a briga está grande. Houve uma intervenção no PMDB para evitar o registro de candidatura de Paulo Piau, o que também resultou num embate jurídico que se arrasta até hoje. Agora, Fahim Sawan, do PSDB, contraria o governador Anastasia e registra seu nome como candidato tucano. O governador, em entrevista ontem, afirmou que seu apoio irá para Lerin. Enfim, momentos tensos na política não são particularidade apenas de Frutal.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: