Alunos do Polivalente são orientados sobre saúde reprodutiva e prevenção a doenças sexuais
A adolescência é uma fase importante na formação da personalidade humana, também é quando se inicia a vida sexual do jovem. É nesse momento, que muitas vezes, surgem dúvidas, incertezas e receio de como lidar com o assunto que ainda gera tabu em meio à sociedade.
Neste contexto, a saúde exerce o papel de levar informações, orientações e foi isso o que aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 28, no Colégio Polivalente.
Numa sala lotada de alunos da faixa etária entre 16 e 17 anos, a assistente social na área da saúde e CTA do município, Fernanda Costa, em parceria com a Unidade referência do bairro Geraldo Chico, falou com os estudantes da Escola Lauriston Souza (Polivalente) sobre saúde sexual e reprodutiva e sobre prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites B e C.
Dentre as diversas abordagens, Fernanda destacou as formas de contágio, graus de evolução das doenças, tratamento, como e onde fazer os exames preventivos oferecidos pela rede de saúde do município e a importância do uso do preservativo masculino e feminino. “Alertamos aos adolescentes que não existe idade para o contágio, sobre a importância de se fazer o teste rápido e em caso positivo, iniciar o quanto antes o tratamento para evitar o agravamento das doenças.
Por Assessoria de Comunicação da SMS