Deputados aprovam fim da reeleição: confira os votos dos deputados da nossa região

Câmara dos Deputados Federais aprovou ontem medida que prevê o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo – prefeitos, governadores e Presidente da República. A votação faz parte das propostas de reforma política, em avaliação no Congresso Nacional, e recebeu 452 votos a favor e 19 contra, sendo apenas 1 abstenção.

Sob autoria do relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a matéria avaliada apenas prevê o fim da reeleição, que, se promulgada, valerá a partir das eleições presidenciais de 2018. Assim, prefeitos eleitos em 2012 e governadores em 2014 poderão tentar a reeleição para mais um mandato. Nesta quinta-feira (28) os deputados analisarão a proposta de mandatos maiores, ampliando a duração para cinco anos.

Nas representações políticas de Uberaba, o sim para o fim da reeleição prevaleceu. Segundo levantamento realizado pela revista Carta Capital, quatro dos cinco deputados federais eleitos na cidade apoiaram a propostas – deputados Marcos Montes (PSD), Aelton Freitas (PR), Zé Silva (SD) e Caio Narcio (PSDB). Apenas o deputado Adelmo Leão (PT), votou com o partido e contra a medida.

O texto ainda será novamente votado no plenário. Isso porque cada ponto da proposta de emenda à Constituição, a exemplo do fim da reeleição, será analisado individualmente na casa por decisão dos líderes partidários. Cada item precisa de pelo menos 308 votos favoráveis para prevalecer. Por fim, toda a reforma política passará pelo segundo turno de votação. Sendo aprovada, a matéria segue ao Senado Federal.

rf2015d

 

BomTetook

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: