Conselho Municipal realiza conferência e elabora propostas em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

DSC_0046Frutal vivenciou mais uma edição da Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na quarta-feira (15), no plenário da Câmara Municipal. O evento coordenado pelo Conselho Municipal reuniu autoridades e profissionais ligados ao assunto para debater uma série de problemas relacionados ao tema e apresentar sugestões para equacionar os problemas encontrados no cumprimento dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Durante a conferência ainda foram apresentados os nomes dos indicados para representar Frutal na Conferência Regional, que será realizada em 23 de junho em Uberlândia (MG). Desse novo encontro, sairá uma carta de propostas que será apresentada na Conferência Estadual, que será em agosto em Belo Horizonte, e, posteriormente, na Conferência Nacional (programada para dezembro em Brasília), visando aprimorar ainda mais esse setor na sociedade brasileira.
Segundo a presidente do Conselho Municipal, Daiane Dutra Damasceno, todas as pessoas que trabalham com crianças e adolescentes no município foram convidados a participar do evento, onde foi discutido o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Agora criamos propostas que serão transformadas em ações para serem implantadas. Além dos profissionais, foi imprescindível a participação das crianças e adolescentes trazidas pelas entidades convidadas. Conversando com eles, questionando os interesses e vontades que elaboramos as nossas propostas”, explica.
Ela ilustra que uma das propostas foi a da criação de uma disciplina de cidadania ou autodefensoria no Ensino Fundamental, onde as crianças possam aprender e entender quais são seus direitos e como podem fazer para que sejam colocados em prática. Essa proposta, por exemplo, deverá ser levada para a Conferência Nacional. Além disso, pedidos de centros e complexos esportivos entre outras ações que visem o desenvolvimento do esporte, saúde e lazer também foram incluídas na pauta.
O coordenador do Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares, Jésus Moreira dos Santos, destacou a importância da participação dos jovens no encontro, demonstrando suas necessidades e se candidatando para representar a cidade na Conferência Regional. “Tivemos apresentação de eixos pelos garotos, que foram votados, depois a apresentação de suas propostas, enfim, um acontecimento muito importante e fora de série para nós”, destaca.
De acordo com Jésus, o Plano Decenal é uma determinação do Governo Federal onde são discutidos os anseios das crianças e adolescentes para que sejam discutidas práticas e ações que atendam, efetivamente, seus interesses, tendo como apoio os profissionais da área. Na avaliação dele, os jovens são exigentes e querem ser protagonistas de suas próprias histórias e também das ações necessárias para seus futuros. (SECOM)

rf2015d

 

ioneidutra

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: