Em Itapagipe, prefeitos discutem situação da AMVARIG e elegem nova diretoria por aclamação

mauriitapaNa tarde da última terça-feira, 7 de abril, prefeitos filiados à Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande – AMVARIG, procuradores jurídicos e pelo menos quatro contadores municipais se reuniram em Itapagipe, quando trataram de assuntos como a sucessão presidencial da entidade, sua situação econômica e possíveis alterações do seu estatuto.

Dirley Barbosa, prefeito de Itapagipe e presidente da associação até àquele momento, recebeu os prefeitos e seus representantes numa sala de reuniões em seu gabinete. Ele abriu a reunião falando sobre sua sucessão na Presidência, sugerindo a adoção de um mandato que dure até dezembro, a fim de ajustar o exercício ao período eleitoral, quando a maioria dos filiados deverá estar apta ao pleito de 2016 e devidamente desincompatibilizada, como estabelece a Lei Eleitoral. “Para isso, podemos criar uma espécie de mandato tampão, com menor duração, para que nossa associação não fique sem presidente durante a campanha de 2016. Nesse momento, seria importante que a AMVARIG fosse presidida por um prefeito que esteja finalizando o segundo mandato”, argumentou Dirley.
A decisão sobre tal alteração cedeu espaço para temas como a crise que impõe dificuldades de ordem econômicas aos municípios brasileiros. Unanimemente, todos os presentes concordaram que o ano será de dificuldades administrativas e que os projetos propagados em campanha sofrerão por conta do cenário político atual.
Todos entendem que a Associação dos Municípios do Baixo Vale do Rio Grande precisa estar de pé para ser utilizada não apenas como instrumento de união da região, mas também como intermediária das reivindicações que precisam ser levadas e atendidas pelos governos e pelos representantes da região com cargos legislativos.
A inadimplência dos repasses também foi discutida. Embora a associação esteja saudável financeiramente, com saldo positivo em caixa, os repasses não estão em dia e serão rediscutidos em reunião marcada para ser realizada em Frutal, dia 30 de abril.
Nesta reunião preliminar, o assunto foi suspenso por falta de consenso. Um desconto significativo foi apresentado como forma de solucionar a questão, mas a decisão final deve ser tomada na próxima reunião. “Somos um grupo coeso e tomaremos a decisão com calma, já que a entidade não contabiliza débitos e não precisa de grandes somas em caixa, já que não tem investimentos a fazer”, disse um dos presentes, reservadamente.
Presente à reunião representando o prefeito Narciso Oliveira, o vice-prefeito de Fronteira Cleiton Ferreira entende que os repasses precisam ser liquidados. “Compreendo que seria uma demonstração de que a entidade não é apenas importante como instrumento de integração, mas também como ferramenta de representação regional. E precisa continuar forte”, citou.
O prefeito de Frutal, Mauri Alves, também aprovou a realização de uma nova reunião para definir burocracias e a posse da nova diretoria. Mauri será o novo presidente da instituição tendo como vice-presidente o prefeito de Itapagipe Dirley Barbosa (agora ex-presidente); Antônio Guilherme Nunes (Tipila), prefeito de União de Minas – 2º vice-presidente; Cláudio Burrinho, prefeito de Iturama – Secretário; e Narciso Oliveira, prefeito de Fronteira – Tesoureiro.
Ao se pronunciar depois de aclamado presidente, Mauri Alves reiterou a importância da associação para a micro-região e se prontificou a manter o trabalho realizado pelos antecessores no sentido de fortalecer e ampliar a representação da entidade. “Temos novos deputados, dispostos a trabalhar por Frutal e região. Por isso, temos que consolidar a AMVARIG cada vez mais como representante da região. A expectativa é boa. Sou um homem do campo, brasileiro; sou otimista, não desisto dos meus sonhos e não perco as esperanças por dias melhores. Se temos uma crise, temos que nos empenhar para superá-la com criatividade e trabalho”, destacou.
Dirley Barbosa, logo após a escolha da nova Diretoria, se dirigiu aos colegas prefeitos para agradecer o companheirismo e empenho de todos. “É hora de agradecer aos companheiros e desejar que o prefeito Mauri possa fazer um grande trabalho, me colocando à disposição dele não só como seu vice-presidente, mas como parceiro para novas empreitadas e conquistas”, concluiu.
Outras definições que também serão apreciadas na reunião marcada para o próximo dia 30, em Frutal, são: eleição em dezembro desse ano para escolha de nova Diretoria e Conselho Fiscal; alteração de diversos parágrafos do Estatuto; nova localização de sua sede, para Frutal; e apresentação de balancete financeiro. (Texto: Carlos de Lima)

rf2015d

chaplin

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: