Enem é aplicado nas APACs em Frutal
Nesta terça (10/01) e quarta-feira (11/01) está sendo aplicado nas APACs Masculina, Feminina e Juvenil de Frutal, o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Ao todo, 36 recuperandos, recuperandas e educandos realizam a prova, que é organizada pela Diretoria de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Ontem foram realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e redação. Hoje (11) é dia de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. Vale lembrar que as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é que o exame é realizado dentro de unidades prisionais e socioeducativas. As provas estão sendo aplicadas por professores e colaboradores das APACs, que foram capacitados para esta atividade.
Para a gerente-geral das APACs de Frutal, Paula Queiroz, a realização do Enem PPL nas unidades de Frutal é de grande importância, porque o Método APAC considera a Educação uma ferramenta de valor para a ressocialização dos apenados. “É muito valoroso, que além da Educação Básica e do Ensino Médio, nossos recuperandos tenham a oportunidade de ingressar no curso superior”, afirmou a gerente.
O recuperando Wederson Oliveira da Silva é um dos participantes do ENEM. Ele acredita que com o curso superior terá mais oportunidade, depois que cumprir a sua pena. Felipe Jhony Andrade de Lima já sonha em cursar Administração, na modalidade EAD. “Quero tirar uma nota acima de 700 pontos”, disse ele.
A recuperanda Adriana Tayar já concluiu o ensino médio e faz atualmente um curso técnico na área ambiental. Com a prova do ENEM, ela faz planos de cursar uma faculdade também na área ambiental. “Penso em engenharia ambiental ou florestal. Uma oportunidade que nunca tive fora do sistema prisional”, disse ela. Já a sua colega, a recuperanda Vânia Aparecida Paula que fazer Jornalismo. Ela está concluindo o curso superior em Administração. “Me formo em junho e vou aproveitar este tempo que estou aqui para fazer outra faculdade”, disse ela.