Somadas, Unidades de Saúde nas comunidades rurais atendem cerca de 1.000 pacientes por mês
Levar saúde à população não apenas da cidade, mas também aos moradores das comunidades rurais do município. Este é um dos compromissos de campanha do governo Bruno e Jerry que tem se concretizado a cada dia.
Afinal, conforme disse o prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira, a proposta do atual governo é justamente facilitar ao máximo a vida do morador, evitando que ele tenha que se deslocar até a cidade para atendimentos básicos do dia a dia.
De acordo com a enfermeira responsável, Kamila Faissal, juntas, as Unidades Saúde da Família (USFs) dos povoados de Pradolândia, Boa Esperança e Garimpo do Bandeira atendem em média 70 pacientes por semana que somados aos quase 50 da Vila Barroso, perfazem cerca de 250 pessoas atendidas, num total de 1.000 pacientes por mês.
Nas Unidades, de segunda a sexta, das 7h às 17h, são oferecidos aos moradores serviços de saúde como curativos, vacinações, atualização do cartão de vacina, entrega de medicação e material. “Além disso, durante a semana, os pacientes contam com atendimentos médico, psicológico, odontológico, assistência social, de fisioterapia e de enfermagem”, completa a enfermeira.
Ainda segundo Kamila Faissal, caso necessite passar por exames, o paciente que não possui condições de deslocamento, a profissional de saúde vai até a sua residência ou ele é encaminhado à USF por meio de transporte da Unidade. “Se precisar de atendimento em Frutal, o município também providencia o transporte necessário”, afirma.