Detran publica prazos para início da cobrança do licenciamento 2015

Portaria nº 451 do Detran divulga os prazos para a renovação do licenciamento de veículos para o ano de 2015. Motoristas têm somente até a data informada para usar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2014. A exigência do documento 2015 varia de acordo com o final da placa. Veículos com placas finais 1, 2 e 3 têm até 30 de junho. Já aqueles com finais 4, 5 e 6, têm até 31 de julho. E, para os motoristas com placas finais 7, 8, 9 e 0, o prazo final é 31 de agosto.

O veículo só é considerado licenciado após a quitação de todos os débitos de tributos, ou seja, após quitar IPVA, DPVAT e Taxa de Licenciamento, bem como estar livre de encargos e multas, em acordo com normas estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O CRLV do ano em exercício é o documento que comprova isso, não sendo necessário nenhum comprovante de pagamento de impostos ou multas.

Quando a situação do veículo está regularizada, o CRLV anual é enviado pelos Correios, com Aviso de Recebimento (AR). Após o vencimento do período, o motorista que for flagrado dirigindo um veículo não licenciado receberá multa grave, no valor de R$ 191,54, além da perda de 7 pontos na carteira e a remoção do veículo.

Segundo dados do Detran, a frota do Estado é de 8,4 milhões de veículos. Em Uberaba, há 190.259 veículos circulando, no total. Motoristas que estiverem em atraso com IPVA, DPVAT e/ou taxa de licenciamento ainda podem fazer o pagamento nas redes bancárias credenciadas. No caso de multas e outros débitos, o condutor deve acessar www.detran.mg.gov.br.

rf2015d

provida

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: