Pacientes recebem leites e suplementos gratuitamente da Prefeitura de Frutal
Atualmente, a Prefeitura de Frutal e a Secretaria de Saúde disponibilizam para a população cerca de 38 tipos diferentes de leite em pó, fórmulas e suplementos para crianças, adultos e até mesmo para pessoas que já chegaram a terceira idade.
No total, cerca de 220 pacientes, das mais variadas faixas etárias, recebem sejam suplementos ou leite em pó de forma totalmente gratuita todos os meses. Contudo, para que o paciente tenha direito a estes compostos alimentares, é necessário que, primeiramente, ele passe por um médico e por um nutricionista, serão esses profissionais os responsáveis por determinar se essa pessoa precisa ou não desses suplementos.
Depois disso, com a receita ou a carta em mãos, o paciente será encaminhado a uma nutricionista da Prefeitura de Frutal, atualmente, são duas as profissionais responsáveis por realizar o cadastramento do paciente no Protocolo de Fórmulas do Município.
Para se cadastrar, além de apresentar a receita ou carta médica, o paciente deverá apresentar os xerox dos documentos pessoais (RG, CPF e Cartão do SUS), comprovante de residência e, no caso de crianças, a cópia da Certidão de Nascimento. “Depois disso, a pessoa já pode sair do consultório e ir direto à Farmácia Municipal, localizada na Rua Avelino Furtado de Mendonca nº 1455, ao lado do Corpo de Bombeiros, e pegar o composto alimentar indicado no receituário médico. “É um procedimento sem nenhuma burocracia e demora alguns minutos já que nós, da Prefeitura, também fazemos uma avaliação do paciente”, explica Poliana Mendonça de Souza, nutricionista da Prefeitura de Frutal.
A receita tem validade de três meses e precisa ser renovada nos casos em que a pessoa precisa do suplemento ou do leite de forma continuada. Poliana explica que o custo desses suplementos e leites em pó costumam ser elevados, com uma lata chegando a custar até 300 reais. “Temos casos de pacientes que por mês utilizam oito, dez latas. Então é um investimento elevado feito pelo setor da saúde. No mês de julho forma investidos mais de 43 mil reais na aquisição desses suplementos, leites e formas. Se mantivermos a mesma média durante todo ano, serão aplicado quase meio milhão de reais ao longo de todo o ano”.
No momento em que essa matéria está sendo escrita, dos 38 tipos diferentes de leite pó, fórmulas e suplementos disponibilizados pela Administração Municipal para a população, apenas três delas estão em falta por problemas com o fornecedor. “Nós já fizemos o pedido, mas eles não realizam a entrega. Já tentei contato com a empresa por diversas vezes tanto por telefone e e-mail, mas eles não nos respondem e nem nos dão satisfação. Por enquanto, ainda não podemos tomar nenhuma atitude legal contra empresa e esperamos que isso não seja necessário, esperamos que eles façam a parte deles, mas se isso não ocorrer, vamos tomar as medidas jurídicas cabíveis”, ressalta a nutricionista da Prefeitura.
Poliana ainda explica que o pedido desses leites e suplementos é feito todos os meses com cuidado e planejamento para que nenhum paciente fique sem o composto alimentar. “Mas por mais que se planeje, no setor público existe uma série de burocracias e imprevistos, não é a mesma coisa que administrar uma casa, como muitas pessoas querem fazer parecer. Há muitas variáveis, mas mesmo assim não estamos deixando faltar quase nenhum tipo de leite ou suplemento, os que estão em falta é por problemas com o fornecedor mesmo e não por erro de planejamento”, conclui a nutricionista.