Noticias

Saúde reduz em 250% o número de casos de dengue em Frutal

Frutal tem muito o que comemorar no que diz respeito ao combate à dengue. Graças aos esforços das equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde foi registrada uma queda de 250% nos casos de dengue no município em relação ao ano de 2013. O anúncio dos números positivos foi feito na tarde de terça (3) pela equipe de combate e prevenção à doença durante reunião com o prefeito Mauri Alves.
Ao receber a notícia, o prefeito fez questão de parabenizar as equipes e agradecer a parceria do Tiro de Guerra e da população nas ações de prevenção para evitar a multiplicação do mosquito. “Tivemos uma redução de mais de 1 mil casos. Isso é fruto do esforço de todos, que mantém as casas e terrenos limpos, bem como do trabalho intensivo das equipes da Secretaria de Saúde. Mas não podemos afrouxar a guarda e nos manter vigilantes para que a dengue não volte”, frisou.
Os números também foram comemorados pela Secretária Municipal de Saúde, Ana Maria de Oliveira Bernardes. No entanto, ela advertiu que a diminuição não pode ser entendida como uma extinção da doença ou mesmo servir de motivo para que a população se descuide com os focos do mosquito da dengue. “É imprescindível que o setor público faça a sua parte, como já fazemos, mas que os frutalense também permaneçam na sua atividade diária desenvolvendo a sua obrigação em relação a esse trabalho. É importante ressaltar que basta apenas um único caso de dengue para que possa ser fatal. Não interessa-nos apenas a redução dos casos, mas sim a preservação da vida e a eliminação desse risco. Uma pessoa com resistência imunológica baixa que é infectada pode vir a óbito sim”, adverte.
A educadora em saúde, Miralda Soares, lembrou que em 2013 a cidade vivenciou uma epidemia da doença, com mais de 3 mil casos. Felizmente, o trabalho em parceria com Tiro de Guerra, Secretaria de Atividades Urbanas e da população, foi possível fazer um trabalho eficaz que resultou na redução significativa dos casos de doença de um ano para o outro. No entanto, ela afirma que isso não dá tranquilidade, já que há a presença do mosquito transmissor na cidade e vários focos ainda são encontrados nas residências da cidade. “O apoio da população é fundamental para não termos um número grande de casos durante o ano. Espero que ano que vem possa trazer um resultado ainda melhor do que foi divulgado hoje. Queremos manter a dengue sob controle, com percentual inferior a 1% da população, que é o objetivo do Ministério da Saúde”.
Parceiro nas ações de combate à dengue, o secretário Acir Antônio Silva, da pasta de Atividades Urbanas, afirmou que o resultado é positivo para a saúde e para toda a população frutalense. “Procuramos dar o suporte necessário para que possamos minimizar a proliferação do mosquito. Estamos desenvolvendo atividade de limpeza constante no município e, por isso, acredito que não é preciso fazer um mutirão concentrado, apenas o nosso trabalho de rotina já mantém a cidade limpa”.
Dentre os supervisores das equipes de combate à dengue, Jovino Ambrósio de Paulo e Vania de Oliveira estiveram reunidos com o prefeito Mauri. Eles fizeram questão de ressaltar a importância da prevenção por parte da população, apoiando as ações que ajudem a diminuir os criadouros do mosquito da dengue. “Podemos ter diminuído os casos, mas temos encontrado vários focos, como por exemplo, em bebedouros de animais e piscinas. De cada 10 bebedouros de animais, em 8 há focos. Ou seja, são coisas simples que passam despercebidas”, finaliza Jovino.

rf2015d

BomTetook

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: