Noticias

IPTU, Iluminação Pública, Eleição, Transição…

Final de ano chegando e a população em alerta com dois projetos de lei que afetam diretamente o bolso do frutalense: o reajuste do IPTU e a criação da Contribuição de Iluminação Pública na cidade. O reajuste do IPTU já era esperado, mas é preciso estar em alerta para que o percentual não seja abusivo e não pese ainda mais no bolso dos frutalenses. É preciso acompanhar essa discussão – e as explicações – atentamente no Legislativo frutalense.

==

Quando à Contribuição de Iluminação Pública, sua criação está vinculada a uma decisão da Cemig que a partir do ano que vem, toda o setor de iluminação pública ficará por conta dos municípios. Assim, troca de lâmpadas em postes, instalação de novos postes e outros reparos, serão de responsabilidade da cidade de Frutal (e dos demais municípios, obviamente). Para custear isso tudo, o imposto deverá ser criado. Senão, o caixa da prefeitura não deverá aguentar. Agora, há de se observar também o valor proposto e ver se está condizente com a realidade frutalense.

==

Outra questão que deverá ganhar força daqui para frente é a eleição da Câmara Municipal. Até o momento só temos uma chapa inscrita que tem como candidato a presidente o vereador Sargento Marcelo. Mas há notícias de articulações de bastidores na tentativa de se colocar outra chapa na concorrência.

==

É fato que o próximo presidente vai enfrentar dois anos que são delicados na vida da cidade: o final do mandato do prefeito e as eleições municipais. Então, independente de quem vença, é preciso estar com muita disposição e preparo para lidar com toda a pressão.

==

Por falar nisso, o ano já está acabando e em seis meses começam as pré-campanhas de prefeito. Ou seja.. a política não pára.

==

Estive em Belo Horizonte no início da semana participando de um Workshop de Assessoria de Comunicação com a Planta de Comunicação, empresa da capital que tem ampla experiência na área. Muita coisa nova aprendida. Especialmente, no que tange à realidade das assessorias com a força das redes sociais. Enfim, reciclar e aprender, sempre!

==

Também passei pela Cidade Administrativa e tive notícias de como anda a Transição de Governo. Pelo que ouvi com as pessoas que conversei, tudo na calma e respeitando a autonomia de cada setor. Enfim, ao que parece, o ano e o governo novo deverão começar bem calmos, sem grandes transtornos, a despeito do que um ou outro prega por aí.

==

Pelo que percebi, quem achar que a partir de 2 de janeiro teremos uma realidade totalmente “às avessas” do que temos hoje, pode se surpreender com um início de governo de forma tranquila e que irá impor o seu ritmo de trabalho aos poucos. Bem da forma como percebemos no discurso do governador eleito, Fernando Pimentel.

==

Ainda em Belo Horizonte, no aeroporto, encontrei-me com o atacante Fred, do Fluminense. Simpático e atendendo a todos que se aproximaram dele, ouvi do atacante que pode estar pintando uma volta ao Cruzeiro. Não sei se é verdade ou se foi apenas para despistar a torcida. Porém, registro aqui a simpatia com que ele atendeu a todos.

==

Peço desculpas aos internautas pelos dois dias de “hiato” sem atualizações. Estive fora de Frutal por motivos profissionais – como registrei aqui em cima – mas que, com certeza, me ajudaram a melhorar ainda mais o meu ofício de jornalista e professor universitário.

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: