Vereadores Professora Irma e Jarbinhas Despachante buscam criação de programa voltado para a saúde do homem

Em mais uma atuação conjunta, os vereadores Irma Rezende Rocha e Jarbas Azêvedo Filho (Jarbinhas Despachante) assinaram uma indicação na qual reivindicam a criação do programa municipal da saúde do homem.

O objetivo é intensificar ações de saúde coletiva focadas na saúde do homem e voltadas ao acesso às informações sobre medidas preventivas quanto a enfermidades que os atingem, como câncer de próstata, doenças cardiovasculares e outras comorbidades.

Os autores justificam a importância da prevenção à saúde do homem, uma vez que estes deixam de lado os cuidados e somente procuram o sistema de saúde quando a situação já está em estado grave.

Segundo os vereadores, ainda existe muito preconceito contra o exame de câncer de próstata que é de suma importância para a prevenção da saúde e integridade do homem e, por isso, é preciso haver intensas campanhas de conscientização.

De acordo com estudos, as mortes por doenças cardiovasculares aumentaram significativamente durante a pandemia representando quase 30% dos óbitos no país, sendo que os homens são até três vezes mais suscetíveis a esse problema que as mulheres.

“Em geral, o comportamento masculino contribuiu para o surgimento de doenças porque não tem costume de ir ao médico periodicamente. Eles vão somente em casos graves e têm muita dificuldade em seguir as prescrições médicas. Precisamos romper o paradigma de invulnerabilidade dos homens e mudar essa situação”, arrematam.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: