Noticias

O rescaldo das eleições 2014: Frutal passa a ter 3 grupos políticos definidos

Passada a apuração das eleições para deputado, o quadro político frutalense fica reconfigurado mais uma vez: a cidade passa agora a contar com três grupos políticos consistentes e que devem brigar pela Prefeitura no próximo ano. E explico:

Grupo 1 – Ciça

Ciça fez o dever de casa e o que se propôs nessas eleições: mostrar sua supremacia de votos na cidade. E conquistou 12.007 votos para deputada estadual, volume expressivo e que a credencia para uma nova disputa para as eleições municipais. Se considerarmos o total de 40 mil eleitores, significa que ela tem 30% dos votos dos frutalenses. Óbvio que existem mais 70% de eleitores que não destinaram seus votos a ela, seja pela abstenção ou por ter votado em outros candidatos. Porém, o que chama a atenção é que Ciça tem, no momento, um grupo que tem apenas ela como principal figura de expressão política. Um grupo solitário que pode vir com tudo para as urnas aproveitando do “recall” de votos gerados nessas eleições. Ainda sobre Ciça, para fins de análise, o candidato que ela apoiou a prefeito, Mauri Alves, conseguiu 14.203 votos nas urnas. Ou seja, sem Ciça, a votação de Mauri seria mais exígua. Muito mais, diga-se de passagem.

Ainda, para fins comparativos, em sua última eleição, Ciça, com apoio de Narcio e Zé Maia, em 2008, alcançou 16.496 votos em Frutal. Antes disso, em 2002, quando também se aventurou a deputada estadual, Ciça teve 14.232 votos. Ou seja, sua média de votação apenas subiu quando tinha apoios mais “pesados” em seu entorno e cai cerca de 20% quando está sozinha.

Grupo 2 – Caio Narcio / Mauri / Narcio / Zé Maia

O segundo grupo político definido no momento é o que está no comando da prefeitura e tem Mauri Alves como prefeito, Frontino como vice, Narcio como secretário municipal e Caio Narcio como deputado federal eleito. O grupo fica um pouco enfraquecido com a suplência de Zé Maia, mas continua sendo expressivo. Porém, resta saber como o grupo se organizará para a próxima eleição: tentarão vencer novamente com Mauri na cabeça de chapa? Tentarão outros caminhos?

Nesse sentido, em Frutal, Caio Narcio conquistou mais de 13 mil votos, uma quantidade expressiva para a primeira eleição dele. Mas resta saber como o eleitor vai se alinhavar na hora de poder escolher apenas um: ou o candidato do grupo de Ciça ou o candidato do grupo de Narcio e Mauri.

Com o fim da “Grande União” entre os grupos de Ciça e Narcio definitivamente declarado, é preciso que cada grupo se organize, inclusive, no que diz respeito à eleição da Mesa Diretora da Câmara de Frutal, que escolhe seu novo presidente em dezembro desse ano. Vamos aguardar para ver o posicionamento do prefeito Mauri Alves.

Grupo 3 – Arnaldo / Toninho / Ésio / Jair Heitor

A terceira expressão política frutalense fica agora por conta do grupo que conseguiu eleger Arnaldo Silva Jr. como deputado estadual. Após conseguir unir em um só barco Toninho e Ésio, que juntos tiveram 16.635 votos na última eleição para prefeito, Arnaldo passa a ser figura com força política para organizar a terceira via da cidade em busca da eleição municipal.

Nesse sentido, conta com a articulação política de Jair Heitor e com o jovem Caio Heitor que já declarou ter pretensões futuras de disputar a prefeitura de Frutal.

O grupo conseguiu angariar mais de 5 mil votos em torno de Arnaldo na eleição de domingo, o que foi considerado uma grande conquista por seu staff de campanha diante dos dois adversários de peso que eram Ciça e Zé Maia. O grupo ainda conta com o apoio expresso de três vereadores que deverão caminhar juntos na eleição da Mesa Diretora.

==

Nesse panorama, a política frutalense passa a ficar reconfigurada. Pelo menos, até as próximas convenções. Não ficaria surpreso se algum dos grupos se unissem em torno do objetivo de conquistar a vitória nas urnas. Porém, também não me surpreenderá se cada um dos grupos resolver que tem condições de lançar seus próprios candidatos. Nesse quesito, a votação expressiva de Ciça a coloca em leve vantagem sobre os demais.

Como diria o locutor da Rede Globo: não percam os próximos capítulos!

==

==

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: