Frei Gabriel muda (de novo) de administração a partir do dia 16

A partir do dia 16 de novembro, ou seja, na próxima terça-feira, o Hospital Frei Gabriel passará a ser administrado por uma nova organização social sem fins lucrativos. Isso porque o contrato emergencial firmado entre o município e o Instituto Social de Saúde São Lucas, que até então era responsável por gerir o hospital, chegou ao fim e não foi renovado.

A nova organização social que administrará o Hospital Frei Gabriel pelo próximo ano é a Associação Mahatma Gandhi que está desde 1968 atuando na área de saúde hospitalar e atualmente administra 28 hospitais localizados em 6 estados brasileiros.

Para se chegar à definição de qual organização social seria escolhida para administrar o Frei Gabriel foi feito um processo de licitação que foi realizado no último dia 05 de novembro e que inclusive foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Prefeitura de Frutal.

Além de passar pelo crivo da comissão permanente de licitação, as organizações interessadas em administrar o hospital foram avaliadas por uma câmara técnica formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e pela própria secretária municipal de saúde, Lamonise Ribeiro.

No início do processo de licitação cinco organizações sociais demonstraram interesse em administrar o hospital, contudo apenas duas delas cumpriram os quesitos exigidos tanto pela legislação federal como pela legislação municipal, sendo que a Associação Mahatma Gandhi acabou vencendo a concorrência e ficará responsável por administrar o Frei Gabriel por um ano.

De acordo com a secretária de saúde, Lamonise Ribeiro, a primeira impressão passada pela associação foi bastante positiva. “Chamou atenção a organização da documentação apresentada pela organização, desejamos que essa organização seja aplicada ao hospital que ainda sofre com uma série de problemas, inclusive pendências sanitárias apontadas pela última inspeção realizada pela Vigilância Sanitária Estadual”.

Representantes da Associação Mahatma Gandhi estiveram na tarde de terça-feira, dia 09 de novembro, no gabinete do prefeito Bruno Augusto para fazer uma apresentação formal das ações e planos que a organização pretende implantar no hospital. Além do chefe do Executivo Municipal, participaram do encontro a secretária municipal de saúde, Lamonise Ribeiro e as promotoras Angélica Pollyana Queiroz de Medeiros e Daniela Campos de Abreu Serra.

Em breve, deve ocorrer uma reunião entre os representantes da empresa e o Legislativo frutalense, na qual os vereadores terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nova gestora do Hospital Frei Gabriel e ainda esclarecer eventuais dúvidas sobre o trabalho realizado pela associação.

De acordo com o prefeito Bruno Augusto, não só o Ministério Público, mas também o Executivo Municipal irá fiscalizar constantemente o trabalho desenvolvido pela Associação Mahatma Gandhi no Hospital Frei Gabriel. “Queremos um atendimento médico ágil, mas que não deixe de lado o aspecto humano, além disso, esperamos que uma série de especialidades médicas sejam oferecidas para a população. Vamos analisar diariamente os serviços prestados pela entidade e esperamos que essa seja uma parceria benéfica para todos, principalmente para aqueles que precisam dos cuidados médicos oferecidos pelo hospital”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: