Manifestações afro serão cadastradas para inserção em políticas culturais

O 1° Encontro Estadual de Afromineiridade levou ao Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte, pela primeira vez, diversas manifestações afro. No palco, foi possível conferir dez apresentações artísticas e gratuitas de grupos de Congado, Capoeira, Terreiros, Samba, Batuque e Hip Hop, entre outros, de diferentes regiões de Minas Gerais. Na oportunidade, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) também anunciou que irá cadastrar as manifestações afromineiras, para que essas atividades possam ser inseridas em políticas públicas voltadas para a cultura no estado.

Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com o apoio da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e do Conselho Estadual de Política Cultural, o encontro integra as ações do Plano Descentra Cultura Minas Gerais. O plano tem como objetivo municipalizar e democratizar o acesso a bens e serviços culturais, valorizando artistas e trabalhadores do setor, estimulando a geração de emprego e renda, com atenção especial à cultura popular e tradicional do estado.

O secretário-geral do Governo de Minas Gerais, Mateus Simões, lembra que o Congado é uma das mais legítimas representações da afromineiridade.

“Seja na região dos Vales, no Nordeste, no Norte, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata, no Sul de Minas, vamos encontrar a tradição presente em todo o estado. O Congado é uma manifestação religiosa e, de alguma forma, um espetáculo cultural. Ele é a essência do que é ser mineiro”, afirma.

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: