Centro Especializado oferece mais de 100 exames de mamografia mensalmente

Por Assessoria de Comunicação da SMS

Outubro, como todos já sabem, é dedicado à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama. É nesse mês que as ações e atividades sobre o tema se intensificam e as pessoas ficam mais atentas aos cuidados com a saúde.  

Porém, conforme lembra a coordenadora do Centro Estadual de Atenção Especializada – CEAE que atende Frutal e mais 10 cidades da região Triângulo Sul, Luciane Alves Passos, durante o ano todo, a população tem à disposição mais de 100 exames de mamografia fundamental no diagnóstico precoce de lesões, nódulos e assimetrias.

Foi para falar sobre as ações desenvolvidas no município pelo Centro que Luciane Alves esteve recentemente na Tribuna da Câmara Municipal. Na oportunidade, ela apresentou o serviço prestado pela Unidade e respondeu aos questionamentos feitos pelos vereadores.

Segundo Luciane Alves, para ter acesso ao exame de mamografia, a  mulher ou homem (que também pode desenvolver a doença) que estiver na faixa de rastreamento dos 50 a 69 anos, deve procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora ou a unidade Saúde da Mulher. Nestes locais, a enfermeira responsável fará a requisição para o agendamento do exame na Secretaria de Saúde que irá marcar o dia e o horário para que o mesmo seja realizado no CEAE.

Ainda de acordo com a coordenadora, a mamografia é capaz de detectar um câncer com menos de um centímetro. Ela se faz necessária para o rastreamento precoce da doença que diagnosticada tem chances de cura. “Durante um autoexame, apalpação, se a mulher notar algum nódulo, secreção, enrugamento das mamas, ela deve procurar um médico”, aconselha.

O Centro de Atenção Especializada funciona em Frutal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Ele fica localizado na Rua Prefeito João Carlos Ribeiro, Nº 630, entre o Hospital Municipal Frei Gabriel e o Pelotão do Corpo de Bombeiros.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: