Dicas para evitar prejuízos no negócio

De acordo com informações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais de 620 mil micro e pequenas empresas foram criadas em 2020. Em comparação com 2019, o aumento foi mais de 6%. Com o gancho da semana do microempreendedor, a Academia Ninja, projeto de conteúdos educacionais para prestadores de serviço desenvolvido pelo GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, convidou Cláudio Munhoz, consultor financeiro cadastrado na plataforma, para orientar profissionais autônomos sobre a importância de um bom planejamento financeiro, acompanhe:

Finanças pessoais x finanças da empresa
“Um dos erros mais comuns que os autônomos cometem é juntar as finanças pessoais com as finanças da empresa. Este erro pode custar bem caro para o empreendedor, inclusive com a falência, dado que não se sabe ao certo se o negócio está dando lucro ou prejuízo e se faz sentido continuar a empreender ou não. Para corrigir esta situação, o autônomo deve tratar separadamente o controle financeiro empresarial e pessoal”, comenta Claudio. Sendo assim, o consultor recomenda a criação de contas correntes separadas para PF e PJ e orienta que todas as movimentações financeiras devem ser feitas cada qual na respectiva conta.

Pró-labore
O pró-labore consiste em um valor definido para ser o “salário” do empreendedor. A definição do pró-labore é interessante, pois assim o autônomo se adequa aquele valor mensal e organiza sua vida pessoal de acordo com o que retira tal qual fosse um salário fixo. Com o pró-labore bem determinado, a empresa também se beneficia, pois assim o controle financeiro do negócio não é prejudicado com oscilações da vida pessoal do microempreendedor. De acordo com Cláudio, essa organização é importante para ambos os lados. Entretanto, antes de definir o pró-labore, é preciso que você avalie quais são os custos da empresa.

Planejamento financeiro da empresa
“Na verdade, um planejamento pessoal e um empresarial não diferem muito na sua construção, mas sim nas premissas e no plano de contas”, diz Cláudio. No caso do plano de gastos para um planejamento pessoal inclui-se moradia, alimentação, transporte, educação e lazer; enquanto o planejamento empresarial considera custos diretos, custos indiretos, despesas administrativas e despesas gerais. Para criar o planejamento empresarial, alguns aspectos devem ser considerados, tais como: quantidade de funcionários e salários; quantidade de vendas por produto; preço de vendas de cada produto; sazonalidade de cada produto/serviço; custo fixo por produto; custo variável por produto/serviço e despesas.

Para mais informações, acesse o site www.getninjas.com.br

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: