Noticias

Reflexões após uma noite de “digestão”

A rejeição da instauração da Comissão Processante, bem como do pedido de instalação de outra CP, ocorridos na noite de ontem, aconteceu dentro do que era exatamente esperado pela população e pelas alas políticas de Frutal.

O espetáculo armado na Câmara de Frutal, mais parecido com um verdadeiro circo dado à emoções que envolviam todos os lados da questão, também não fugiu de tudo aquilo que já vimos ao longo dos anos quando se trata de assuntos polêmicos envolvendo Legislativo x Executivo.

Tudo que foi visto ali lembrou (e muito) a “era Zanto”, quando três pedidos de Processante foram votados (e arquivados) nos mesmos moldes do que aconteceu ontem. Ainda tenho em arquivo fotos de passeatas “a favor” de Zanto e cartazes de loas e apoios ao ex-prefeito naquele delicado momento de sua carreira política, onde denúncias de improbidade, sequestro de dinheiro das contas da Prefeitura por parte da justiça, entre tantos outros fatos, tornaram a cidade destaque no Jornal Nacional como a quinta pior administração do Brasil. Citando uma velha máxima: “a história sempre se repete”, e foi mais ou menos isso que visualizou-se na noite de ontem.

Cada vereador (e suplente) tem o direito de votar como bem queira nesta questão. Mas acredito que serão cobrados por um bom tempo por suas escolhas, sejam favoráveis ou contrários. Porém, o que mais espanta são as argumentações utilizadas em justificativas, sendo a mais recorrente o argumento “por que só agora isso está sendo votado, e não antes?”. Oras… há tempo para se julgar (ou investigar) irregularidades? Se um crime vem sendo cometido há anos e só agora chega a tona, deve-se deixar as investigações de lado por conta do momento eleitoral? Particularmente, não compactuo com essa linha de pensamento e acredito que a investigação seria o principal meio para colocar tudo às águas claras.

Politicamente falando, a instauração da Processante não era interessante para nenhum dos lados. Para a situação porque iriam passar por um desgaste muito grande até o mês de agosto, o que poderia afetar, inclusive, os apoios partidários nas convenções municipais daqueles que pretendem continuar no poder. Para a oposição, caso a CP fosse instaurada e, comprovadas as irregularidades, a cassação do mandato fosse colocado à pauta, uma possível “rejeição” da cassação serviria como um “atestado de inocência” para os envolvidos, o que, politicamente, também seria muito ruim para quem quer derrubar a atual administração.

Diante desse quadro estabelecido, o importante agora é aguardar a digestão que o assunto vai ter por parte da população. Especialmente após a veiculação das rádios, que poderá ter papel preponderante para formar opiniões daqueles menos informados e que não acompanham o dia a dia político de Frutal. É hora de olharmos atento como os jornalistas da cidade colocarão questões de ética, respeito e, principalmente, a responsabilidade da profissão no momento de divulgar todo o circo de ontem. Se tendenciarem para um ou outro lado, poderão gerar informações contaminadas.

Porém, de tudo isso que tenho dito até agora, o que mais me preocupou nesse contexto, foi a cena que vi ontem em frente ao Bar do Gato. Pessoas ligadas à administração (inclusive médicos que viram seus nomes envolvidos na CEI) “comemoravam” o arquivamento das Processantes e, ao lado, uma mesa formada por jornalistas e pessoas de oposição. Em dado momento, uma ambulância, tocando sirene em “alto e bom som” chega até ao Bar do Gato, encosta ao lado da mesa e, dela, desce um médico também comemorando os arquivamentos. Essa foi a cena que gerou, pelo menos nesse articulista, um mal-estar enorme, digno de embrulhar o estômago. Cada um tem o direito de comemorar, mas utilizar uma ambulância para esse fim… é passar dos limites.

Só me resta rezar para que o final do ano não seja marcado por extravasos como este que vi ontem. Sob pena de toda a cidade ser seriamente castigada.

Abraço a todos e até amanhã!

==

P.S: amanhã volto com algumas notas sobre os pré-candidatos de Frutal e algumas novidades que pairam no ar…

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

4 thoughts on “Reflexões após uma noite de “digestão”

  • Zezinho do povo

    O Zezinho do povo está muito triste pelo ocorrido ontem.
    Afinal quem num deve num teme. Deveria ter instaurado a investigação dessa prodridão que está instalada em Frutal. O Zezinho do povo sabe muito bem onde vai dar o troco desta bagunça, que é na URNA, votando em quem quer trabalhar para o desenvolvimento do Munícipio, não em quem preza o interesse particular.

  • Zezinho do povo

    Eu acho que nós temos que pensar se é isso que queremos para o futuro, para os nosso filhos. Uma cidade que está ao contrário do progresso. Está se destruindo no aspecto de gestão pública.
    So quero lembrar que nossos vizinhos (Uberaba, Rio Preto etc) estão dando rizadas de nós. Temos a “Prefeita” mais rica em apartamentos na região. O dinheiro sofrido do povo (tributos) está indo embora, e pior sem retorno nenhum.
    Tenho esperança no Promotor de Justiça, para resolver esta bagunça.
    Que Deus tenha piedade de nós!!!!
    E acho que to indo embora de Frutal, se isto não mudar.

Fechado para comentários.

%d blogueiros gostam disto: