Noticias

Velhas práticas da política local

Uma velha prática de alguns grupos políticos de Frutal voltou a ser utilizada na última semana: a dos panfletos anônimos na tentativa de iludir ou, no mínimo, confundir os eleitores com dados falsos. Foi na madrugada de quinta para sexta da última semana que a cidade amanheceu infestada de papeis espalhados pelas ruas onde constava uma suposta pesquisa elaborada por um instituto que não existe e, o pior, para tentar validar aqueles números, havia uma pequena linha informando que a medição foi feita de acordo com a Lei Eleitoral.
Particularmente eu acreditava que a era da panfletagem anônima estava acabando na cidade. Primeiro pelo fato do eleitor já não ser tão volátil como já foi um dia: hoje é possível termos acesso a informação de maneira muito mais fácil, seja por rádio, jornal e, principalmente, pela Internet. Depois, pelo fato da cidade ter câmeras instaladas em seus principais pontos. O “Olho Vivo”, que tanto foi debatido, tanto foi criticado e tanto foi questionado, está aí, funcionando, e ajudando a Polícia Militar a evitar crimes diversos. Não tenho dúvidas de que o veículo utilizado para emporcalhar a cidade tenha sido flagrada por algumas dessas câmeras, já que os papeis foram jogados nos principais pontos da cidade, como avenidas e ruas.
Sei que o Ministério Público, por meio da ação do promotor Renato Teixeira, já está dando a devida atenção ao caso. Provavelmente já deve ter requisitado as imagens das câmeras e iniciado uma apuração que, se chegar ao responsável por esse crime eleitoral, deverá render aí uns R$100 mil em multa. Mas a principal punição, caso descubra-se quem foi o responsável, deverá ser a “moral”. Não só para quem emporcalhou a cidade, mas provavelmente para um candidato A ou B, caso fique comprovado que a pessoa tenha ligação estreita com alguma das campanhas.
Particularmente espero que essa apuração renda frutos. Porque deverá ser importante para todos nós conhecer quem está por trás desse lamentável ato.
Já no campo prático, tenho observado de perto as principais candidaturas de deputado da nossa cidade. E posso dizer que a correria está geral. É claro que não se pode falar em números sem uma pesquisa registrada, mas a minha percepção deve ser igual a daqueles que estão nas ruas: é fácil imaginar quem serão os três mais votados da cidade. E quem realmente tem chance de “chegar lá” e quem está na disputa para se colocar em evidência.
Os próximos dias dessa reta final de campanha prometem ser intensificados na cidade. E além dos deputados, esperamos um crescimento maior nas campanhas dos grupos políticos ligados aos candidatos a presidente: Dilma, Marina e Aécio.
Sabemos que o páreo está dificílimo para Aécio, já que seus votos parecem estar secando pesquisa após pesquisa. Por outro lado, Dilma começa a reagir e, como disse um amigo, o segundo turno promete muita discussão, muito projeto e, principalmente, muito discurso.
Espero que todos nós possamos sobreviver a esse período que se aproxima e, mais que isso, que consigamos escolher adequadamente os próximos deputados, senador, governador e presidente.
Um abraço e até a próxima!

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: