Noticias

Pesquisa falsa anônima suja as ruas da cidade

Alta madrugada, eu no hospital Frei Gabriel, vejo um veículo passando por lá esparramando centenas de papéis brancos. Já imaginando o que seria, eis que ao chegar na portaria me deparo com uma pesquisa anônima espalhada por centenas de metros.

==

O papel, sulfite, com impressão colorida, traz dados de uma suposta pesquisa de um instituto chamado “Paulo Musa” (coitado do Dr. Paulo, que foi um dos médicos mais brilhantes dessa cidade). Na tentativa de enganar quem vê o panfleto, no rodapé há uma informação de data da possível realização da medição e ainda que a pesquisa está “de acordo com a lei”. Porém, a medição não está registrada no TRE, não consta número de registro nem CNPJ da contratada nem CNPJ ou CPF do contratante. Isso me leva a dizer que essa pesquisa é falsa e, digo mais, há inversão de nomes nos percentuais apresentados.

==

Por se tratar de uma pesquisa falsa, não vou replicar aqui os números nem os nomes publicados na panfletagem anônima. Mas o que é perceptível é a tentativa de dizer para o eleitor que Candidato A é de Frutal e Candidato B é de Ituiutaba e Candidato C é de Uberlândia. Enfim, uma forma marota de tentar “bater” nos adversários.

==

O gráfico apresentado, diga-se de passagem, é bem amador. Provavelmente feito no programa “Paint”, um dos mais simplórios para desenhar tracinhos. Há erros na emenda na “evolução” de números apresentadas. Para quem fez o panfleto, vale a dica: o Microsoft Word gera gráficos idênticos e com aparência mais profissional.

==

Pelas informações no papel, pelo veículo que vi (apesar de não ter visto a placa), posso dizer que tenho na minha cabeça quem estaria por detrás da panfletagem. Mas é só suspeita. Seria leviandade de minha parte dizer que foi A, B ou C.

==

Para finalizar, posso dizer que alguns números ali até poderiam estar certos. Se estivessem atribuídos aos nomes corretos. Pelo menos, com base em pesquisas não-registradas que já vi pela cidade.

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: