A falta de água está aí. E quais serão as ações para minimizar?

A falta de água em bairros de Frutal é uma realidade já instalada no momento. E não é novidade. Consultando arquivos do Blog, percebe-se que ano passado, retrasado e em vários outros anos, partes da cidade sofrem com a falta de abastecimento nesse período do ano. Em 2021, com o baixo volume de chuvas, já era uma crise anunciada. No entanto, há também um outro fator que pode ter colaborado para essa situação: não faz 60 dias representantes da Copasa estiveram nas rádios de Frutal para garantir que não faltaria água, que a empresa estava preparada e que tinha solução para o que viesse pela frente. De certa forma isso estimulou uma certa “tranquilidade” que não deveria existir.

A população, obviamente, não é a única responsável pela falta de água. A falta de investimentos da estatal ao longo dos anos também. E falar disso não é novidade. Assim como prometer expulsar a Copasa de Frutal é algo que desde o início dos anos 2000 se fala, se promete, se organiza, se judicializa, se tenta de todas as formas (e agora vem mais uma tentativa pela frente) e, de qualquer forma, as coisas continuam como estão.

O fato é que a crise hídrica era anunciada e ao invés de se fazer uma comunicação de risco, alguma parte da empresa resolveu fazer de conta que tudo ia dar certo. Talvez apostaram nas chuvas. Talvez não queriam criar o medo da falta de água. E o fato é que há bairros que estão há mais de 36 horas se água, em outros a água chega as 3 da manhã e acaba às 8h. Já que o problema hídrico está instaurado, que as soluções, agora, aconteçam. Seja por campanha de prevenção, seja por rodízio de abastecimento (como Uberaba, São José do Rio Preto e vários outros municípios do Brasil já estão fazendo), seja por racionamento em períodos de horas para que o sistema se encha.

O que não podemos é, mais um ano, ter a população refém dessa sequidão brava. Solução mágica? Não tem. E quem promete (ou prometeu) está mentindo.

Que nosso final de semana seja melhor do que os últimos dias!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: