Vereadora Irma quer a criação do EJA II na Escola Vicente de Paulo

A vereadora Irma Rezende Rocha foi autora de uma indicação em que pede providências ao prefeito e a Secretaria de Educação para que se estender o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA – Fundamental II) na Escola Municipal Vicente de Paulo, onde já funciona o Fundamental I.

Ela explica que esse programa assegura o direito de acesso à educação para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio. Irma relata que a Escola Necime Lopes já oferta aos jovens o EJA I e II (que corresponde do 5º ao 9º ano).

Para ela, ao disponibilizar também na Escola Vicente de Paulo, o programa estará atendendo a vários pedidos de moradores do bairro Princesa Isabel e adjacências, estimulando muitas pessoas a voltarem para a escola.

Conforme ela observa, a Lei Orgânica do Município de Frutal já dispõe sobre as ações do Poder Público na área de ensino, visando a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do município.

Irma ressalta ainda que, com o crescimento da população, torna-se necessário adotar políticas públicas para atender as demandas de todos os bairros.

A vereadora acrescenta também que com a conclusão do EJA Fundamental II, se abrirá caminho para o EJA Ensino Médio, que funciona em três escolas estaduais da cidade.

“O ensino voltado a jovens e adultos pode beneficiar a capacidade cognitiva e estrutura cerebral deles; alunos da EJA relatam que vivenciaram o resgate da cidadania por meio da educação. Alfabetização, mesmo tardia, é aliada da cidadania e da dignidade”, argumenta.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: