Veredora Juliene cria Projeto de Lei que institui “Dia de Prevenção ao Suicídio”

A vereadora Juliene Sabino apresentou um projeto de lei que institui o “Dia Municipal de Conscientização e Prevenção ao Suicídio” e a “Semana de Valorização da Vida”, ambas passando a fazer parte do calendário de datas e semanas comemorativas do município de Frutal.

A proposta é que a comemoração do dia da conscientização e prevenção ao suicídio ocorra em 10 de setembro de cada ano, tendo como símbolo a cor amarela.

Conforme o projeto, a intenção é estimular ações educativas e preventivas visando diagnosticar pretensos suicidas e criar canais de atendimento pessoal às pessoas diagnosticadas com distúrbios, desenvolvendo estratégias de proteção à vida em todos os sentidos, com ampla divulgação nos meios de comunicação.

Além disso, a autora propõe a execução de projetos que organizem rede de atenção e intervenção nos casos de tentativas de suicídio, promovendo intercâmbio entre o SUS e a sociedade, envolvendo ainda a classe empresarial e organizações de apoio à causa.

O Poder Executivo poderá realizar campanhas, seminários, conferências, palestras, encontros, fóruns e outras atividades que estimulem a discussão, reflexão, conscientização, alerta e divulgação de dados sobre o suicídio, procurando valorizar a vida; bem como debates sobre disseminação, controle e medidas preventivas contra a doença.

Juliene explica que a “Semana de Valorização da Vida” tem correlação com a campanha “Setembro Amarelo”, criada em 2015, cujo objetivo é a conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

“Pelo projeto, ambas as datas passarão a fazer parte do calendário comemorativo de Frutal, no mês de Setembro, mais é fundamental salientar que prevenção do suicídio deve ser algo permanente em todos os meses do ano”, conclui.

%d blogueiros gostam disto: