DEPUTADO AELTON FREITAS QUER REVERTER A DESATIVAÇÃO DO PRESÍDIO DE ITAPAGIPE ANUNCIADA PELO GOVERNO DO ESTADO

Ciente da intenção da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e do Departamento Penitenciário (DEPEN), em desativar o presidio de Itapagipe, a partir do dia 22 de setembro, com o deslocamento de detentos e servidores para outras unidades prisionais no Estado, o Deputado Aelton Freitas têm buscado junto ao Governo do Estado reverter essa situação.

Em contato com o Conselho Penal Comunitário de Itapagipe – COPECO, a assessoria do parlamentar foi comunicada da situação, e, por determinação do Deputado já foram iniciadas as tratativas junto à Secretaria de Governo e Secretaria de Justiça e Segurança Pública para que seja revisto esse posicionamento, uma vez que o Presídio de Itapagipe é referência na região em virtude dos projetos que são desenvolvidos naquela unidade, por meio da atuação conjunta entre o COPECO e o Poder Judiciário.

Na defesa da manutenção do presídio, o Deputado Aelton destacou ao Governo do Estado as ações sociais que são desenvolvidas por meio do trabalho dos detentos, como o cultivo de hortaliças, que são distribuídas a famílias carentes, além do projeto de fabricação de fraldas geriátricas, já aprovado e prestes a entrar em execução.

Além disso, a excelente estrutura física e os projetos de energia solar e poço artesiano que contarão com o apoio da comunidade e do Poder Judiciário fará da unidade prisional de Itapagipe praticamente sustentável no consumo de energia e água.

Na visão do Deputado Aelton Freitas, o fechamento do presídio em Itapagipe é uma decisão equivocada do Governo do Estado, pois representará um retrocesso para toda a região, e principalmente, perderá um grande projeto de ressocialização de detentos que vem sendo desenvolvido no município.

“Com todo respeito aos órgãos de Segurança Pública do Estado, mas entendo que é um grande equívoco e um retrocesso o fechamento da Unidade Prisional de Itapagipe, que hoje é considerada modelo para toda a região, pelo trabalho social tão bem feito pelos seus agentes com o apoio da comunidade. A luta será árdua, mas trabalhei incansavelmente para que o município não sofra essa perda, que trará consequências ruins para o município. Itapagipe pode sempre contar com o meu apoio e meu trabalho!”, ressaltou Aelton.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: