Problemas ao Meio Ambiente podem ser causados devido ao descarte incorreto do lixo eletrônico

O lixo eletrônico (e-lixo) ou tecnológico, é aquele resíduo proveniente de equipamentos eletrônicos. Infelizmente, com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, esse tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental, já que, na maioria das vezes ele não é descartado nos locais corretos.
Alguns exemplos de lixo eletrônico são: computadores, telefones tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores.
Por serem materiais feitos de elementos químicos altamente tóxicos e extremamente poluentes, acabam poluindo a terra e os meios aquáticos (lençóis freáticos, rios, córregos, lagos e mares). Além de poluir o meio ambiente, o contato com essas substâncias pode provocar diversas doenças tanto para a fauna como para os seres humanos.
Apenas 3% do lixo eletrônico produzido no Brasil são separados corretamente. Por outro lado, quando descartado da maneira certa, quase 100% retornam para a indústria como peças ou matéria-prima para fabricação de produtos novos.
Em Frutal, o ponto de coleta de lixo eletrônico está localizado na própria sede da Secretaria do Meio Ambiente que fica na Rua Paul Harris nº 101 no centro e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: