Operação ‘Rapina’ cumpre mandados em Uberaba e Frutal contra grupo investigado por roubar máquinas agrícolas em SP

Mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em Uberaba e Frutal, nesta segunda-feira (30), durante a Operação “Rapina”, contra uma organização criminosa investigada por roubar e furtar cerca de R$ 2 milhões em máquinas agrícolas no interior de São Paulo. A ação é da Polícia Civil de Barretos (SP) e contou com apoio das polícias Civil e Militar de Minas Gerais.

Ao todo, foram 15 mandados de busca e apreensão, sendo 2 em Frutal e 13 em Uberaba, que resultaram na apreensão de uma pistola, um revólver e dois carros utilizados nas ações criminosas.

Também foram cumpridos 5 mandados de prisão temporária em Uberaba, onde 2 dos alvos já estavam presos na Penitenciária por outros crimes. Os investigados têm 29, 30, 31, 33 e 35 anos; todos estão à disposição da Justiça.

Os mandados foram autorizados pela 1ª Vara Criminal de Barretos, onde as investigações foram iniciadas há dois meses, segundo o delegado da Polícia Civil, Rafael Faria Domingos.

Ainda de acordo com o delegado, o grupo criminoso fazia um levantamento de fazendas que tinham máquinas agrícolas e, se não houvesse moradores, furtava os veículos, colocando em caminhões e levando para outro estado com notas fiscais fraudadas. Se houvesse moradores, o grupo fazia reféns com armas de fogo e muita violência. Depois, praticavam o roubo.

“Nós conseguimos verificar que essa organização criminosa era bastante organizada, com divisão de tarefas. Tinham aqueles que eram responsáveis por manter as vítimas reféns, os responsáveis por escoltar o transporte para evitar que eles fossem abordados, e os responsáveis por fraudarem as notas fiscais”, acrescentou.

Antes da operação desta segunda-feira, o homem apontado como líder da quadrilha foi preso em flagrante em Pirajuba enquanto carregava, de acordo com a Polícia Civil, um caminhão-baú roubado em Jaborandi (SP).

Fonte: G1

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: