Fala, Portari!

Apesar da pandemia, a semana foi agitada no que diz respeito à política nacional. Muitas emoções, se é que podemos assim dizer, foram registradas ao longo dos últimos sete dias, que começaram com o desfile de tanques da Marinha pelas avenidas de Brasília e passaram por votações importantes no plenário da Câmara Federal: primeiro a da impressão dos votos dados nas urnas eletrônicas (que apesar de ter mais votos, foi rejeitado por não atingir a quantidade mínima exigida por lei). Depois, passou pela Câmara Federal discussões importantes para as eleições do ano que vem. E, nesse ponto, duas delas podem ser destacadas.
Primeiro os deputados não aprovaram o chamado distritão, que, em tese, daria a eleição para quem fosse o mais votado, sem distribuição proporcional para partidos menores. Também passou pelos deputados a volta das coligações partidárias. Ou seja, diferentemente do que aconteceu nas eleições municipais, onde os candidatos a vereador tiveram que fechar “listas” independentes de candidatos, volta aquele modelo antigo onde dois ou mais partidos se unem para lançar candidatos, somando forças e votos para as eleições. Se aprovado pelo Senado e sancionado, a regra já vale para o ano que vem.
Outra mudança proposta que pode ser sancionada é a criação de Federação de Partidos. Várias siglas podem optar por unir-se em uma grande federação, como se fossem um “país” e cada partido “um estado”. Isso ajudaria de forma importante os pequenos partidos a superarem as cláusulas de barreira que dizem que, se o partido não atingir uma determinada votação ou representatividade no Congresso Nacional, deverá ser extinto.
Vê-se, com tudo isso, que a política anda quente. E essas mudanças, por mais distantes que pareçam dos eleitores, deverão impactar de forma importante a disputa por cargos de deputados estaduais e federais para o ano que vem e, em 2024, o meso acontecerá na eleição de vereadores.
Com pandemia ou sem o fato é que as mudanças políticas, o vai e volta de regras, não cessa. Fiquemos de olho!
Bom final de semana a todos!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação