Prefeito vai à Câmara defender projeto que padroniza educação municipal

A reunião da Câmara de Vereadores realizada na noite dessa segunda-feira (09), foi marcada pelo uso da Tribuna Livre por parte do prefeito Bruno Augusto, que voltou à casa legislativa, onde foi vereador por dois mandatos seguidos, para defender projeto de unificação e padronização da educação básica municipal.

Um dos assuntos debatidos foi a obrigatoriedade de o município absorver quase 500 alunos que, hoje, estão sendo mantidos pelo Governo de Minas. Uma lei promulgada em 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação, tipifica como sendo de responsabilidade dos municípios a educação dos anos iniciais.

São 19 salas de aula, nas escolas Professor Bandeira e Geralda Carvalho, com um total de 468 alunos, que deverão ser absorvidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Seguindo três pilares principais: a padronização da apostila de educação, ou seja, o aluno, por exemplo, do bairro mais carente, terá a mesma educação dos alunos que estudam no centro da cidade.

O segundo pilar, esclarece o prefeito, é a padronização da alimentação fornecida nas escolas do município com a construção da “Cozinha Piloto” que irá distribuir refeições saudáveis e nutritivas para todas as nossas escolas no setor urbano de Frutal.

O terceiro pilar que integra as diversas mudanças na educação básica, é o planejamento das ações de forma antecipada. “Para isso, também está inclusa absorção desses alunos no orçamento municipal. Então, nesse momento delicado e de reestruturação da cidade, a gente não pode trabalhar com aventuras, como acontecia no passado. Podemos planejar agora, para não deixar a questão virar uma bola de neve mais tarde”.

O Governo do Estado se dispôs a ajudar as cidades que absorverem esse contingente de alunos nesse momento. “O Governo do Estado nos dará um amparo em 2022 nos cedendo prédio, mobília, estrutura e recurso. Ou a gente assume agora, com essa ajuda do estado, ou a gente continua “empurrando com a barriga” e, amanhã ou depois, a conta vai chegar e podemos não ter uma ajuda que está sendo nos oferecida agora, porque essa, é uma responsabilidade do município”, finalizou o prefeito em entrevista à imprensa após a reunião.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: