Núcleo de Endemias continua com o trabalho de combate ao barbeiro em propriedade rurais

Por Assessoria de Comunicação da SMS
Em junho deste ano teve início nas propriedades rurais do município o trabalho de combate ao barbeiro transmissor da doença de chagas realizado pelo Núcleo de Controle de Endemias do município. Atualmente, as visitas estão sendo feitas nos imóveis localizados nos povoados do Garimpo do Bandeira e Vila Barroso.
Até o momento, segundo o coordenador Jovino Adriano Ambrósio Baldo, a avaliação é positiva, já que os agentes de endemias têm sido bem recebidos pelos moradores que ouvem atentamente as orientações e medidas de combate ao inseto.
Recentemente, após receber uma denúncia, o Núcleo de Endemias foi até a uma propriedade na região do São Mateus onde foram encontrados diversos barbeiros que estavam no galinheiro, chiqueiro e curral. “Os insetos foram capturados e encaminhados para Uberaba para análise, fizemos a dedetização interna e externa do imóvel com inseticida e orientamos os moradores sobre os cuidados a serem tomados”, informa.
Para evitar que cenas como estas se repitam, Jovino Adriano pede aos moradores para que evitem madeiras e tijolos amontoados num só local, um dos criadouros preferidos do barbeiro. “O proprietário precisa ter consciência, fazer a sua parte e sempre que possível, remover esses objetos de um lugar para outro”, recomenda.
A meta do Núcleo de Endemias é visitar 80% das propriedades até dezembro deste ano. Enquanto isso, o coordenador pede ao morador que ao fazer a captura, use uma sacolinha ou luva, coloque os insetos em um recipiente fechado e os encaminhe ao escritório do Núcleo localizado na Rua Paul Harris, nº 660, anexo ao pátio municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. “Ou então ele pode ligar no telefone 3423-2607. Os agentes vão até o local para tomar as devidas providências”, informa.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: