Prefeitura de Frutal reabre cadastramento para que artistas frutalenses sejam beneficiados com a Lei Aldir Blanc

Sem dúvida, um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19 foi o setor artístico e cultural. Em Frutal, essa situação não foi muito diferente, infelizmente, muitos artistas e produtores culturais tiveram a carreira e a renda afetadas pela falta de shows e eventos culturais.

Para tentar amenizar pelo menos um pouco os prejuízos financeiros sofridos pela classe artística frutalense, a Secretaria de Cultura, Lazer, Esportes e Inclusão reabriu o cadastramento cultural, o preenchimento desse cadastro é o primeiro passo para que artistas e produtores culturais da nossa cidade tenham acesso aos recursos emergenciais oriundos da Lei Aldir Blanc, criado pelo Governo Federal.

E mesmo aqueles artistas e produtores que já efetuaram o cadastramento no ano passado e tiveram acesso aos recursos devem fazer novamente o preenchimento desse documento.

De acordo com Raphael Rogério da Silva, gerente de programas culturais da Secretaria de Cultura, Lazer, Esportes e Inclusão, o cadastramento tem dois objetivos centrais. “Queremos fazer o mapeamento da classe artística e dos centros e coletivos culturais do município para discutirmos, elaborarmos e promovermos políticas públicas mais eficientes para o setor. E ainda esse cadastro é obrigatório para aqueles artistas e proprietários de centros culturais que queiram ter acesso aos recursos oriundos da Lei Aldir Blanc”.

Segundo o gerente de programas culturais, o cadastramento será feito de forma online e a pessoa deve acessar o Portal da Cultura pelo link: https://www.cultura.frutal.mg.gov.br/

Ainda de acordo com Raphael, quando for lançado o edital, o que deve ocorrer nas próximas semanas, a Secretaria de Cultura, Lazer, Esportes e Inclusão deve promover uma live para ajudar e orientar os artistas frutalenses a conseguirem esse benefício. “Mas o primeiro passo para que o artista ou a pessoa responsável pelo centro cultural tenha acesso a essa ajuda financeira é fazer esse cadastramento no Portal da Cultura”, alerta o gerente de programas culturais.

Raphael ressalta que em um segundo momento para ter acesso ao benefício, a pessoa também deverá comprovar que tem pelo menos um ano de atuação na área artística. “Por isso, é importante que essas pessoas sempre mantenham uma espécie de portifólio com registro de apresentações e trabalhos que elas tenham feito”.
O gerente de programas culturais da a Secretaria de Cultura, Lazer, Esportes e Inclusão destaca que Frutal recebeu aproximadamente 434 mil reais do Governo Federal para que esse dinheiro fosse repassado para artistas e centros culturais. “Desse montante conseguimos repassar 250 mil para a classe artística, agora faltam cerca de 184 mil que também serão repassados para pessoas ligadas à cultura que tiveram a sua renda diminuída por conta da pandemia”, finaliza Raphael.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: