HÉLIO ANGOTTI ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE REDE DE TELEMEDICINA DO TRIÂNGULO

Frutal será beneficiada com centro de prevenação e diagnóstico

Nesta segunda-feira, 02, o Hospital Hélio Angotti recebeu a visita do Deputado Estadual Arnaldo Silva (DEM) que é o presidente da Frente Parlamentar de Apoio e Defesa às Santas Casas de Saúde e Hospitais Filantrópicos. Além de conhecer a estrutura do hospital e se reunir com a diretoria da entidade, o deputado ainda assinou um protocolo de intenções para a implantação de uma rede de Telemedicina no Triângulo Mineiro.
Segundo o deputado, a previsão deste protocolo, é a criação de três unidades padrões da Rede de Telemedicina do Triângulo (Iturama, João Pinheiro e Santa Vitória), além de dois centros de prevenção e diagnóstico (Uberlândia e Frutal), em no máximo três anos, reforçando o trabalho de prevenção ao câncer e, principalmente, reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. “Esse protocolo vai muito além de uma atenção básica do atendimento oncológico, estamos criando aqui uma rede de diagnóstico e prevenção, tanto no oncológico como um todo, como também da saúde da mulher”, frisou Arnaldo Silva.
Durante a reunião, que contou com a presença do presidente do Hélio Angotti, médico mastologista Delcio Scandiuzzi, o diretor executivo, Fernando Fernandes e o consultor Felipe Toledo, o deputado fez questão de ressaltar que seria um “soldado de linha de frente” nas lutas da instituição filantrópica. “Estou assumindo este compromisso de contribuir para que o Hélio Angotti assuma de vez este protagonismo no tratamento, diagnóstico e no combate ao câncer”, afirmou.
Para Delcio Scandiuzzi, a assinatura desse protocolo representa esperança e atendimento de alta qualidade para todos os pacientes de câncer. “Nós trabalhamos para o SUS (Sistema Único de Saúde) que é extremamente deficitário. E, se não houver este tipo de apoio das forças políticas, não conseguimos manter o hospital. A cada conquista nossa, um novo equipamento, uma ampliação de atendimento, nossos gastos aumentam, aumenta nosso déficit mensal (que atualmente beira os R$ 900 mil/mês)”, explicou Scandiuzzi.
Na última semana, o deputado Arnaldo Silva já havia cobrado dos secretários de Estado de Saúde, Fabio Baccheretti e de Planejamento, Luisa Barreto, posicionamento as dívidas do SUS em relação ao Hospital Hélio Angotti. São valores referentes ao período de 2020 e parte de 2021, em que o hospital atendeu – como referência – as demandas da oncologia da região Noroeste do Estado (microrregiões de Patos de Minas, Unaí e João Pinheiro). A dívida do SUS com o Hélio Angotti já soma R$ 6,9 milhões, recursos que teriam sido pagos à prefeitura de Uberaba e ainda não foram repassados ao hospital. Durante a visita à Uberaba, ainda consta da agenda do deputado um encontro com a prefeita Elisa Araújo, onde esta demanda será apresentada.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: