Noticias

Empresa “ignora” BR-153 e começa a duplicar a BR-262 para poder cobrar pedágio mais rápido

O trecho da BR-153 que passa por Frutal e que está na área de concessão da Triunfo Consebra, que arrematou o lote de 447,8 kms no leilão das rodovias federais 153, 262 e 060, promovido pelo Governo Federal no início desse ano, ainda não começou a ser duplicado. No entanto, a empresa deu início nas obras de melhorias a partir da BR-262, entre Uberaba e Campo Florido, num trecho de 65km e que não apresenta o mesmo volume de tráfego da outra rodovia.

==

Autoridades de Frutal e região reagiram à essa situação e questionaram a empresa os motivos de deixar o trecho mais crítico, situado entre o Trevão (em Prata-MG) e o município de Fronteira (passando por Frutal) para depois. O argumento mais consistente da região é que esse trecho apresenta altíssimos índices de acidentes, muitos deles fatais, o que justificaria a sua priorização em detrimento do trecho da BR-262.

==

Em entrevista por telefone, o presidente da Triunfo Consebra, Odenir Sanches, alega que o edital exige a duplicação de pelo menos 65 quilômetros para que se possa começar a cobrança de pedágios. Some-se a isso a necessidade de licenças ambientais, que podem demorar até dois anos para serem expedidas. Dessa forma, a empresa decidiu começar por onde era mais “fácil” conseguir as autorizações para realizar as obras para que possa começar a cobrança do pedágio.

==

“O trecho que começamos é o de menos impacto ambiental, onde tem mais cana, poucas árvores e é área de cerrado. E também é um trecho plano, fácil de executar. Como não tínhamos financiamentos aprovados, se começássemos por um trecho mais caro, teríamos o risco de demorar o financiamento do BNDEs e ter que paralisar as obras”, justifica.

==

De acordo com Odenor, o edital do Governo Federal facultava à empresa a escolha de qual trecho seria duplicado primeiro. “Então procuramos a relação custo-benefício mais fácil. Se fosse qualquer outro trecho não conseguiria concluir em 14 meses, como será esse. E se fosse mais tempo, inviabilizaria a concessão”, alega.

==

Para se ter uma ideia da discrepância, o trecho que passa por Frutal registrou 1.239 acidentes entre 2011 e 2013, enquanto a BR-262, que está sendo duplicada, registrou apenas 200 acidentes. Assim, muito em breve, quando a empresa conseguir terminar a duplicação do trecho que tem menor movimento e é mais barato para seus cofres, poderá começar a cobrar pedágio em todas as rodovias arrematadas, inclusive o trecho entre Trevão e Frutal que, por enquanto, vai ter que aguardar mais alguns anos para ser duplicado.

==
Quando as obras forem começar, apesar de ainda não haver previsão para isso, deverão ser executadas em duas frentes: uma saindo do Trevão e outra saindo de Fronteira, acelerando ainda mais o processo. Mas a expectativa é de que apenas no final de 2014 é que um cronograma seja oficialmente divulgado.

==
O valor inicial do pedágio foi estipulado em R$2,85 que deverá ser reajustado de acordo com as correções monetárias entre dezembro de 2012 e o início da cobrança, o que pode chegar entre R$3 e R$3,10 para veículos leves ou por eixo de caminhão.
As praças de pedágio na região deverão ser instaladas nas proximidades do Posto Los Pampas e entre a divisa entre os municípios de Frutal e Fronteira, próximo ao Náutico Clube Fronteira.

==

Fonte: Jornal Pontal – Edição 381

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: