Fala, Portari – Uma dúzia de pessoas!!!!

Em tempos de cansaço sobre o assunto Pandemia, vez ou outra surgem novas informações que nos levam a refletir. A última delas que me deixou nesse estado li durante essa semana ao visitar um desses sites de checagem de notícias (esses que desbancam as informações falsas que circulam por essas redes sociais).

E a notícia era que um estudo baseado em milhares de compartilhamentos de notícias falsas, chegou à conclusão que as principais informações contra as vacinas de COVID-19 partiram de apenas 12 pessoas no mundo. Isso mesmo, uma dúzia de pessoas foi o suficiente para disseminar conteúdos que vão desde a associação da vacina com autismo a outras mentiras descabidas que nem compensa perdermos nosso tempo escrevendo aqui.

Essas 12 pessoas são personalidades, influencers e até políticos de países como os EUA e, juntos reúnem cerca de 58 milhões de seguidores. Um número expressivo mesmo em se tratando de Internet e, basta fazer uma conta simples para ver que essas quase sessenta milhões de pessoas rapidamente compartilharam conteúdos falsos em suas redes de contato e, em poucas horas, essas informações chegam ao Brasil, à Itália, ao Japão e a todo resto do mundo.

O reflexo disso é que nos EUA, por exemplo, leis de controle de conteúdo de informações compartilhadas começam a entrar em vigor. Além de ter redes sociais apagadas, essas pessoas também passam a responder na Justiça a disseminação de conteúdos descabidos e falsos. É muito mais do que uma simples ação cível ou criminal. É uma medida de tentar conter o grande número de informações descabidas que circulam bit a bit pela população.

No Brasil, a passos de tartaruga, discute-se algo assim. Porém há políticos no Senado totalmente contrários a isso. Por que será? Será por que se beneficiam desse tipo de conteúdo? Ou porque realmente acreditam no “Dr.Whatsapp” para tomas suas decisões?

Perguntas que carecem de resposta. Com o tempo, elas virão.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: