Frutal será projeto piloto do Saúde em Rede do Governo de Minas

Por Assessoria de Comunicação da SMS
Para que o projeto inovador que engloba ações em 142 municípios passe a funcionar, prefeitos dos municípios da microrregião participaram de forma presencial e online de um evento realizado na semana passada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba que contou com a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretii.
De Frutal, estiveram presentes no encontro o prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira, a secretária de Saúde Lamonise Ribeiro, além de secretários de saúde e prefeitos dos demais municípios da microrregião de Frutal e Iturama, como Carneirinho, Comendador Gomes, Fronteira, Itapagipe, Limeira do Oeste, Pirajuba, Planura, São Francisco de Sales e União de Minas.
Ao mesmo tempo em que o Termo de Compromisso entre Estado e município no processo em expansão Saúde em Rede era assinado em Uberaba, em Frutal, as coordenadoras de saúde participaram na quarta e quinta-feira (23 e 24) no espaço Uaitec de um curso ministrado por profissionais da Secretaria de Estado, Superintendência Regional de Saúde e Escola Pública de Minas Gerais.
Para Fábio Baccheretti, os três princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), universalidade, integralidade e equidade, são o principal objetivo do Saúde em Rede. Ele explica que “o programa propõe melhorias na saúde por meio da reorganização de processos e capacitações técnicas nos três níveis de assistência, ou seja, atenção primária, secundária e terciária”.
O prefeito Bruno Augusto informa que Frutal foi selecionada para a execução do projeto piloto porque o critério adotado pela Secretaria de Estado de Saúde foi inicialmente escolher os municípios sede que possuem Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) a exemplo de Frutal que já foi contemplada na segunda parte do projeto de expansão. “Somos parceiros e estamos trabalhando junto com o Estado para avançarmos na saúde do município, inclusive pedi pessoalmente ao Secretário Fábio para que levasse ao Governador Zema o nosso compromisso e o fortalecimento desta parceria”, ressalta.
Uma das profissionais que ministrou o curso no Uaitec, Amanda Soares, da Escola Pública (BH), informa que os tutores vão acompanhar e desenvolver diferentes discussões e atividades com as equipes do CEAE e da Unidade Básica de Saúde Geraldo Paiva (Ipê Amarelo) que foi escolhida para ser o projeto piloto de expansão do Saúde em Rede. “É um projeto estratégico que vai reestruturar a rede de Atenção Primária à Saúde convocando mudanças nos processos de trabalho das UBSs e da atenção especializada da região”, explica.
De acordo com Lamonise Ribeiro, a partir de agora a Secretaria de Saúde, tem 40 dias para executar na prática o que foi passado durante o curso que vai se estender até abril do ano que vem. Nesse período, serão repassadas aos profissionais das UBSs do município as diretrizes de acordo com o desenho da rede que o Estado vai definindo a cada oficina a ser realizada. “O objetivo do Governo do Estado é que toda Atenção Primária seja fortalecida, resolutiva, de modo a gerar uma menor hospitalização e cumprir o seu papel na saúde, atendendo o paciente na sua totalidade, deixando para o hospital somente o que for de média e alta complexidade”, esclarece.
SOBRE O PROJETO SAÚDE EM REDE
Visa organizar as Redes de Atenção à Saúde desde a Atenção Primária, passando pela atenção especializada e hospitalar, promovendo melhorias nos serviços com foco inicial na linha de cuidado materno-infantil.
A metodologia utilizada será a educação à distância, com apoio da Escola de Saúde Pública (ESP-MG), na formação de analistas regionais que ficarão responsáveis pela formação de tutores que atuarão nos municípios.
A implantação se dará em três ondas, sendo esta a primeira, com 19 microrregiões incluídas, e as demais com 33 microrregiões cada, com previsão de implantação total no estado até 2022.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: