Laboratório da Uemg Frutal vai auxiliar região no enfrentamento à pandemia

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) inaugurou, na quarta-feira (23), na unidade de Frutal, o primeiro laboratório de biologia molecular público da cidade. A estrutura tem capacidade para diagnóstico da covid-19, em tempo real, e fornecerá testes para os 12 municípios da microrregião. O espaço foi equipado com recursos provenientes de atuação do Ministério Público de Minas Gerais e do Governo de Minas Gerais.

A solenidade de inauguração foi transmitida, ao vivo, às 16h30, pelas redes sociais da Uemg e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, a reitora da universidade Lavínia Rosa Rodrigues, o diretor da unidade Allynson Fujita, o prefeito Bruno Augusto, a promotora Daniela Campos, o juiz André Botasso e o presidente da Câmara de Frutal, vereador Edivalder Fernandes da Silva (Cheiroso).

Os demais vereadores não tiveram presentes, em obediência aos protocolos sanitários que orientam evitarem aglomerações por conta da pandemia. Contudo, eles também reconhecem a importância do laboratório e reafirmam seus compromissos com a unidade Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Laboratório de Biologia Molecular

De acordo com o subcoordenador do laboratório, professor Wellington Silva Gomes, as técnicas que serão utilizadas em Frutal são as mais eficientes para detectar a doença ainda em seu estágio inicial. Os testes para detecção do vírus Sars-Cov-2, causador da covid-19, será feito por meio da técnica “Real time PCR” ou PCR em Tempo Real (RT-PCR) em amostras coletadas pelas unidades de saúde dos municípios.

“Apesar da disponibilidade de testes rápidos, o diagnóstico por meio da RT-PCR é considerado o método mais eficiente para se detectar o vírus no início de sua infecção, contrastando com os testes rápidos que necessitam de um tempo maior para se detectar a infecção,” explica Gomes.

Ainda segundo o professor, o diagnóstico inicial vai auxiliar nas políticas de contenção da pandemia, evitando o avanço da doença. “A detecção precoce do paciente infectado permite a condução deste ao isolamento e, consequentemente, contribui para a redução da transmissão” acrescenta.

Além dos testes diagnósticos para covid-19, há previsão para que o laboratório faça pesquisas para o desenvolvimento e melhorias de protocolos para a extração e detecção do Sars-Cov-2. “Poderemos traçar, ainda, padrões epidemiológicos a partir dos resultados coletados”, complementa o subcoordenador do laboratório.

Outras frentes

Futuramente, a infraestrutura do laboratório será utilizada para o diagnóstico de outras doenças como as arboviroses (dengue, zika, febre amarela, chikungunya e mayaro, por exemplo). Atendendo aos objetivos acadêmicos, o laboratório também será usado para a formação de pesquisadores dos cursos de graduação, pós-graduação (mestrados e doutorados), além de estágios de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, tais como, ciências agrárias, biológicas e da saúde.

Para o diretor da Unidade Frutal e coordenador do projeto, professor Allynson Takehiro Fujita, “a inauguração do laboratório abre oportunidades de aproximar a universidade da população, com a possibilidade de realização de trabalhos nas áreas de desenvolvimento regional associado ao agronegócio e à área ambiental”, observa. Além de estreitar laços com a comunidade local, acrescenta Fujita, a estrutura mostra “que a Uemg trabalha junto com gestores municipais e estaduais na resolução de problemas sociais, tais como o enfrentamento da covid-19” destaca.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: