Informes: Câmara Municipal de Frutal
Juninho do Sindicato comemora anuncio de construção de quadra coberta em Pradolândia
O presidente da Câmara de vereadores de Frutal Sebastião Custódio Couto Júnior – Juninho do Sindicato – comemorou o anuncio de construção de uma quadra coberta no povoado Pradolândia. Recentemente ouve uma reunião no gabinete do prefeito Mauri para assinatura do ordem de serviço desta obra.
“Parabenizo o empenho do secretário municipal de Educação, José Luiz de Paula e Silva que trabalhou intensamente para que o projeto dessa quadra coberta ficasse pronto. Agradeço ao prefeito Mauri que poderia mandar essa quadra poliesportiva para qualquer escola da zona rural, mas atendeu nossa reivindicação e agora recebemos essa conquista”, comemorou Juninho do Sindicato.
Essa quadra era uma promessa de campanha, onde o vereador Juninho do Sindicato se empenhou para que a população de Pradolândia que são mais de duas mil pessoas, fosse contemplada. A quadra coberta será dotada de vestiário, quadra iluminada e coberta, palco, sanitários e arquibancada.
“Esse espaço será utilizado para prática esportiva, cultura, lazer, realização de festas e muito mais. Vai atender a escola Antônio Prado e a comunidade. Fico imensamente feliz em saber que dentro de aproximadamente cinco meses essa construção estará finalizada e entregue à comunidade”, disse Juninho do Sindicato.
A obra está estimada em R$640 mil, incluindo a contrapartida da prefeitura que é que aproximadamente R$110 mil.
Sinomar Borges presta homenagem a empresário
Na noite deste dia 19, o vereador Sinomar Borges homenageou o senhor Daniel Satil de Souza, dando-lhe o título de cidadão honorário de Frutal. Na oportunidade, parentes e amigos do homenageado estiveram presentes para prestigiar a honraria.
“O Daniel Satil de Souza veio para Frutal há 23 anos e aos poucos foi conquistando seu espaço. Atualmente é um empresário de sucesso e comprometido com o que faz. Esse grande profissional escolheu nossa querida cidade para viver e criar sua abençoada família”, argumentou Sinomar Borges.
Casado com Mara Lúcia Ferreira da Silva há 20 anos, tem um casal de filhos, Daniel Satil de Souza Júnior e Drielly Cristina da Silva. “A família é o berço de uma sociedade séria e justa. O Satil adotou Frutal em seu coração e muito tem contribuído para o desenvolvimento de nossa cidade, trabalhando nas principais obras da cidade”, explicou Sinomar Borges.
O vereador disse ainda que a entrega desse título de cidadão honorário visa mostrar o quão agradecidos são os vários pais de família que trabalham em sua empresa e através dela, levam o pão de cada dia para suas mesas. Sinomar Borges agradeceu ainda todos os vereadores que foram solidários e votaram favoráveis a entrega desse título.
Gleiva pede que Prefeitura realize testes de audição e visão nos alunos da rede municipal
Na reunião da Câmara de vereadores que aconteceu no dia 19 de maio, a vereadora Gleiva Ferreira de Mello expediu Indicação ao Prefeito Mauri José Alves, sugerindo que o mesmo determine realização de testes de acuidade visual e auditiva em todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino.
De acordo com a vereadora, é necessário ver e ouvir para aprender. Os problemas de visão e audição acarretam ônus ao aprendizado e à socialização.
Existe um grande número de crianças em idade escolar que nunca passaram por exames oftalmológico ou ótico. Estima-se que 10% necessitem de óculos, existindo um grande número de alunos com cefaléia (dores de cabeça) e dificuldade de aprendizado devido ao fato de não ouvirem ou enxergarem corretamente.
Um exame simples e rápido feito por um profissional da área (oftalmologista e otorrinolaringologista), servirá como triagem para, depois de detectado o problema, o aluno ser encaminhado a um exame mais detalhado, para que possa ter o acompanhamento adequado a sua necessidade atual.
Os exames e serviços são eficazes, de baixo custo, e sendo oferecidos à população gratuitamente são capazes de detectar quais crianças e adolescentes que, em função de uma possível deficiência, não estão recebendo adequadamente os estímulos necessários para o seu desenvolvimento normal, além de possibilitar diagnóstico e tratamento das patologias, evitando o agravamento na fase adulta.
Gleiva Ferreira também indicou na mesma reunião ao Secretário Municipal do Meio Ambiente, José de Souza e Silva Neto, que seja construído um viveiro de produção de mudas em parceria com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC.
Gleiva disse que seria extremamente importante a criação de um viveiro de produção de mudas em Frutal, que servirá para a conservação de espécimes de árvores, flores e arbustos e para replantio destes dentro de nosso Município. Assim poderiam ser distribuídas mudas às pessoas interessadas na cidade e também aos proprietários rurais, pois Frutal possui um clima bastante quente, necessitando de ser bem arborizada.
A vereadora também indicou dessa vez ao Secretário de Educação de Frutal, Professor José Luiz de Paula e Silva, a criação, através de lei, do “Diploma Professor Destaque do Ano” no Município, que poderia ser entregue anualmente por ocasião do Dia do Professor, em 15 de outubro, concedendo ainda a este profissional um prêmio que poderia ser intitulado “14º Salário”, no valor do salário deste professor.
De acordo com a vereadora, esta seria um forma de estimular os nossos professores a melhorar cada vez mais a sua atuação na área da Educação.
Nei Vicentino defende redução da maioridade penal
Recentemente o vereador Neivaldo de Paula Camargos – Nei Vicentino – juntamente com os demais vereadores, enviou representação aos senadores e deputados federais no intuito de que seja colocada em pauta a proposta de emenda à Constituição – PEC – sobre a redução da maioridade penal, a partir dos 16 anos, que foi rejeitada pela Comissão de Constituição e Justiça, pela maioria governista.
“Tem proposta de senador que estabelece que jovens maiores de 16 anos poderão cumprir penas equivalentes a dos adultos nos crimes de tortura, terrorismo, tráfico de drogas e outros enquadrados em hediondos. A penalidade também pode ser imposta a lesão corporal grave e roubo qualificado”, explicou Nei Vicentino.
Ao fazer uso da palavra, o vereador disse ainda que de acordo com pesquisas, 95% dos adolescentes infratores entre 16 e 18 anos, são criminosos habituais e perigosos, que roubam, traficam, estupram e matam sem titubear, já que não há o que temer para seus atos.
“A sociedade não pode esperar pela boa vontade dos governantes. Não dá pra ficar a espera de implantação de políticas sociais como alguns defendem. Precisamos nos proteger de pessoas sem freios e a forma mais sensata é um tratamento penal mais severo”, defendeu Nei Vicentino.
Essa mudança só pode ocorrer através do Congresso Nacional, por meio de emenda constitucional, uma vez que a maioridade penal aos 18 anos, está prevista no art. 228 da Constituição Federal, cabendo à sociedade pressionar os deputados federais e senadores a alterar o texto constitucional.