PARCERIAS GARANTEM MELHORIAS NO ATENDIMENTO DA SAÚDE EM PIRAJUBA

A Prefeitura de Pirajuba recebeu uma doação no valor de R$34.705,60 da Usina Coruripe – Unidade Campo Florido, que é controlada pelo Grupo Tércio Wanderley e possui unidades em Alagoas, Minas Gerais e São Paulo. O Governo Municipal, ciente dos desafios ocasionados pela pandemia do coronavírus, prontamente encaminhou o valor recebido para a compra de medicamentos que foram destinados ao atendimento de pacientes que fazem consultas ou são internados na Unidade Básica de Saúde da cidade.

Para o prefeito Airton Alves, o Gauchinho, parcerias entre os setores público e privado são fundamentais, pois com a união de todos é possível superar os obstáculos da pandemia de uma forma mais rápida e reduzir os impactos devastadores que ela vem causando na cidade e em todo o país. “Nós ficamos muito felizes com a contribuição valiosa da Usina Coruripe com a Saúde da nossa cidade. A doação surgiu num momento bastante oportuno já que Pirajuba, recentemente, investiu na implantação de um protocolo de atendimento à suspeita de Covid, que inclui várias etapas, desde o diagnóstico, passando pelo acompanhamento médico e os eventuais tratamentos cabíveis”, relatou ele.

Dentre os medicamentos adquiridos estão vitaminas como o Ácido Ascórbico (vitamina C), a Fitomenadiona, antibióticos como Cefalotina, Ceftriaxona Sódica, Clindamicina, anestésicos e medicamentos usados na intubação, Cloridrato de Etilefrina, Cloridrato de Lidocaína, Etomidato e Fentanila, Neostignina, Enoxoparina e Apixabana usados para prevenir a trombose, medicamentos para enjoo e doenças gastrointestinais, Dimenidrinato, Metoclopramida, Omeprazol, Ondansetrona, analgésicos e anti-inflamatórios como Dipirona, Dexametasona, Diclofenaco de Sódio, Tenoxicam e o Cloridrato de Tramadol.

A farmacêutica Taciana Rodrigues Pinheiro Gomes, que atua na Secretaria Municipal de Saúde, explicou que alguns medicamentos poderão ser utilizados no tratamento de pessoas que testem positivo para a Covid-19, além de outras finalidades. “Esses medicamentos serão utilizados exclusivamente nos pacientes que estiverem passando por atendimento em nossa UBS. Alguns no tratamento dos sintomas causados pela Covid. Os outros serão usados no dia a dia nos atendimentos realizados pela equipe médica. Esse tipo de contribuição veio num momento oportuno porque, em função da pandemia, o consumo aumentou e a contribuição das empresas permitem que a Prefeitura mantenha os investimentos também nos demais setores”, opinou a profissional.

O vice-prefeito Marcos César Brunozzi, que também tem participado do diálogo com as empresas para a captação de contribuições para serem investidas no combate ao coronavírus falou um pouco sobre os avanços que já foram alcançados. “Assumimos o Governo em meio a esse grande desafio que é a pandemia. Analisando que é um cenário global e que todos os locais estão tendo as mesmas dificuldades, temos buscado conscientizar a comunidade e os empresários acerca de participar ativamente desse tema, seja cumprindo os protocolos de saúde ou até contribuindo financeiramente para o custeio das elevadas despesas que esse combate gera”, explicou o Vice.

“Pirajuba implementou um protocolo de atendimento que é similar aos utilizados nos hospitais mais avançados do Brasil, como por exemplo o Hospital Israelita Albert Einstein. Esse protocolo inclui um serviço de acompanhamento perene com infectologista e ciclos de exames com intervalos controlados e, quando necessário, o uso de medicação amparado em todos esses resultados. Com menos de 1 mês conseguimos reduzir de forma significativa a evolução dos pacientes que deram início no tratamento da doença em nossa cidade e que precisaram de internações prolongadas e intubações. Lógico que essa batalha está longe de ser vencida, mas é preciso que todos redobrem os cuidados e que as empresas continuem a atuar como parceiras do Governo Municipal”, afirmou Brunozzi.

O prefeito Gauchinho finalizou a entrevista dizendo que até o momento mais de R$ 100 mil já foram investidos no setor de saúde, principalmente na compra de insumos e equipamentos, oriundos de doação de empresas locais. “Independentemente do tamanho da sua empresa ou do tipo de negócio que você tem, é um momento propício para todos darmos as mãos e valorizarmos o bem mais importante que temos: a vida. Agradecemos, portanto, àqueles que já fizeram a sua parte e caso alguém tenha interesse de obter mais informações sobre as formas de ajudar, pode falar com os responsáveis pelo (34) 3426-0100”, conclui o chefe do executivo.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: