Bares e festas são lacradas em ações no final de semana em Frutal

Foi um final de semana que deixou claro que parte da sociedade, sobretudo a mais jovem, não está muito preocupada com as vidas perdidas por conta da pandemia.

Por alguns bairros o que se viu foi aglomeração em bares e festas particulares que mostraram que a consciência coletiva não existe uma boa parte da população frutalense. No entanto, foram coibidos, e até multados, pelas autoridades municipais atentas e preocupadas com o avanço da pandemia na cidade.

A Prefeitura de Frutal, através da Vigilância Sanitária e do Setor de Tributos, realizou operação em todos os bairros de Frutal para coibir atos de aglomeração em bares e casas. Desde sexta-feira, 11, as equipes foram acompanhadas pessoalmente pelo prefeito Bruno Augusto que deu todo o suporte necessário às equipes. Todas as ações tiveram apoio de diversas equipes da Polícia Militar que foram em todos os chamados feitos pela comunidade.

As ações estavam sendo desencadeadas desde sexta-feira, 11, e teve seu auge no domingo, 13, começando em um local muito conhecido, e que tem se tornado muito problemático no sentido de desobediência do Decreto Municipal que norteia as ações de contenção do avanço do Coronavírus no município, a Pista de Manobras Radicais.

Mais conhecida como “pistinha”, o local estava abarrotado de jovens. Lá, a Vigilância Sanitária pôde observar uma enorme quantidade de jovens consumindo bebida alcoólica sem se atentar aos mínimos requisitos sanitários. Todos os presentes foram embora do local no momento da chegada da fiscalização e da Polícia Militar.

Frutal III
Uma grande aglomeração foi dispersada também em um bar existente no final do bairro Frutal III. Lá, diversas pessoas estavam consumindo bebida alcoólica nas calçadas e no meio da rua sem o uso de máscara. O comércio foi fechado.

Avenida JK
Outro comércio destinado também à venda de bebida alcoólica localizado na avenida Juscelino Kubitschek também foi fiscalizado. Nesse local, além de não obedecer a quantidade de pessoas por mesa, os clientes, alguns alterados, não usavam máscaras de proteção facial. O local também foi fechado.

Waldemar Marchi
A Vigilância Sanitária atendeu uma denúncia de aglomeração descontrolada em um bar existente na entrada no bairro Waldemar Marchi. No local, assim como narrava o denunciante (a), os presentes, homens e mulheres, se aglomeravam sem o mínimo de controle. Alguns presentes, já bastante alterados em virtude do consumo excessivo de bebida alcoólica, tentaram desacatar os membros da Vigilância Sanitária, e logo foram contidos pelos diversos policiais militares que acompanharam a ação, juntamente com o prefeito Bruno Augusto. O local foi esvaziado e fechado.

Aglomeração e perturbação em residência particular
Ainda durante a autuação desse comércio, moradores do local, já cansados desse tipo de festa em época de pandemia, denunciaram às equipes uma festa em uma casa particular que estava ocorrendo mais ao fundo do Waldemar Marchi. A vigilância, a Polícia Militar e o prefeito deram fim ao evento particular que causava, ainda, perturbação do sossego.

Ao todo, mais de dez colaboradores da Vigilância Sanitária, além de grande equipe de policiais militares, fizeram o trabalho com a intenção de conter o avanço da Covid-19.

O prefeito Bruno Augusto disse que “todas as ações são para amenizar o impacto do coronavírus na sociedade. A maioria do nosso povo é consciente, no entanto, sempre há uma parcela que não está nem aí. E é nesses casos que estamos também fechando o cerco e autuando na forma mais rígida que prevê nosso decreto”.

Ele contou ainda que ficou estarrecido com a quantidade de pessoas presentes na pista de manobras existente próximo ao Centro de Controle de Zoonoses. “As pessoas estavam aglomerando e desrespeitando totalmente as orientações de saúde”.

Enquanto há desrespeito a essas orientações, o hospital não comporta mais a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus. “Estamos com nosso hospital com pessoas internadas, entubadas, esperando vaga em UTI, gente esperando para ser internada e não dá pra entender que pensamento é esse dessa parcela da população que não liga com elas mesmas e nem com ninguém”.

O prefeito ainda mandou um recado às pessoas que ainda insistem em descumprir as regras sanitárias afirmando que “nós não vamos mais aceitar que continuem desrespeitando e afundando nossa cidade. Vamos fazer um apelo; nós vimos que estão fazendo muitas festas em residências e em ranchos, e não conseguimos fiscalizar tudo, então eu peço que as pessoas tenham consciência. Hoje você está festejando, mas amanhã pode estar precisando de uma vaga na UTI e pode não ter para você ou para seu familiar. Então, vamos ter consciência”, finalizou.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: