Fala, Portari – Dura Lex, Sed Lex

Quando o povo falha, as leis dão a baliza. Escrevi isso em um breve comentário de Facebook ao destacar a necessidade das autoridades competentes em conter a escalada do vírus. Para muitos parece estranho as cobranças recaírem sobre governantes, seja a esfera que for: municipal, estadual ou federal. Mas o fato é que eles é quem detém o poder (e a caneta), além da obrigação de preservar a saúde pública.

Se a população não se conscientiza, não obedece as normas sanitárias, é preciso que a lei dê a baliza e, principalmente, que faça-se a cumprir. Se dependêssemos apenas da consciência do povo, não precisaríamos – em tese – de um Código Penal dizendo que não pode matar, não pode roubar, não pode furtar. E as transgressões das leis são punidas das mais variadas formas: de prisão a multas. Ou seja: se todos tivessem a consciência de que não se pode matar, não precisaríamos da lei, nem da polícia nem das prisões.

Durkheim, lá na Sociologia, já dizia isso em um de seus pensamentos: a sociedade é regida por normas e regras. Essas normas podem ser morais ou legais. Mas, como a “moral” é falha e depende de uma série de subjetivismos, criou-se as regras ou, no caso, as leis.

Numa semana em que chegamos ao absurdo de 83 casos positivos em 24 horas, é preciso que quem cria as leis, começasse a agir. E, mais que isso, que faça valer essas leis, mesmo que seja dura. E aqui, vai mais um ditado do Direito que é adorado por uns e criticado por outros: Dura Lex, Sed Lex. É dura a lei, mas é a lei.

Espero, de verdade, que quem seja de competência tome as atitudes para frear essa escalada em Frutal porque, na opinião desse articulista, me parece que a pandemia está fora de controle no nosso município. Enquanto a vacina não chega a todos, que então as medidas sejam tomadas, mesmo que impopulares.

Que todos possam ter, na medida do possível, um bom final de semana!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: