Telefone de emergência da Defesa Civil de Frutal já está funcionando. Entenda como o órgão vai funcionar

Depois de sete anos inativa a Defesa Civil de Frutal já está em pleno funcionamento. O órgão foi reativado e já conta com um número exclusivo para o atendimento do cidadão que deve entrar em contato com o órgão através do 199.
A Defesa Civil em Frutal está vinculada a Defesa Civil do Estado de Minas e ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil em Brasília. O chefe do órgão em Frutal, Sargento Fabiano Vieira destacou a aprovação de lei municipal que criou o Fundo Municipal de Defesa Civil, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pela Prefeitura. “Esse fundo pode ser usado numa emergência sem ter que passar por licitações e burocracias, já que tem um caráter de urgência”.
Além disso, o coordenador da Defesa Civil esclareceu que o órgão conta ainda com “um cartão do Governo Federal, onde, mediante uma calamidade, os recursos financeiros poderão ser usados de forma imediata, mas claro com uma prestação de contas minuciosa”.
A estrutura da Defesa Civil está localizada no prédio que abriga o Centro de Eventos Yara Lins. “E nessa estrutura, temos o apoio operacional do Corpo de Bombeiros para a primeira resposta e temos o apoio ainda do pessoal da Prefeitura com uma assessoria técnica”.

Mapeamento de área de risco
Sargento Fabiano Vieira informou também que que, agora, está em andamento o projeto de mapeamento de áreas de riscos no entorno do Córrego Vertente e no Ribeirão Frutal. “Iremos monitorar os barrancos desses locais e a formação de erosões no solo. Vamos fazer isso o mais rápido possível”.

Como acionar a Defesa Civil
O militar destacou que o trabalho do órgão é complexo, mas atua, sobretudo, na prevenção, “porque sabemos que com uma prevenção bem feita, o risco de ocorrerem acidentes diminui consideravelmente. Nós também atuamos na educação com projetos escolares para conscientizar as crianças sobre a importância do nosso trabalho”.Ele salienta que caso o cidadão se depare com situações de risco de queda, árvores tombando, que possam indicar que o terreno esteja cedendo, a Defesa Civil deve ser acionada. “Assim, a gente vai até o local fazer uma vistoria, essa vistoria é repassada para uma equipe técnica, que emite um laudo, para que assim, se for o caso, retirar as pessoas do local como medida de segurança”.


Duas escolas em Frutal servirão de alojamento
Em caso de desastre, duas escolas municipais já foram selecionadas para servirem de alojamento. “Determinada família, que não poderá mais ficar no local por questão de segurança, deverá ser retirada dessa área e levada para um local seguro, até que o problema seja solucionado”.
Os serviços do órgão não se restringem a apenas a analisar situações de risco de determinados locais e áreas. Segundo o militar, “teremos todo um acompanhamento psicológico que é muito importante e a questão financeira mediante projetos dos governos voltados a essas questões como liberação de FGTS e outros benefícios”.
As pessoas que necessitem dos trabalhos da Defesa Civil devem ligar, gratuitamente, no telefone 199.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: